Comércio no Espírito Santo supera o desempenho nacional em março

O comércio no Espírito Santo demonstrou um desempenho superior ao nacional durante o mês de março. Enquanto o varejo capixaba registrou um aumento de 1,6% em relação a fevereiro de 2024, ultrapassando a média nacional de 0,0%, o comércio ampliado também se destacou com um crescimento de 2,4%, em contraste com a queda de -0,3% a nível nacional.

No entanto, ao comparar os dados com o mesmo período do ano anterior, março de 2024 apresentou uma queda de 2,8% no varejo e de 6,8% no comércio ampliado no Espírito Santo. Apesar disso, setores como Outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram um crescimento significativo de +43,3%, mantendo uma trajetória ascendente desde setembro de 2023. O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria também se destacou, registrando um aumento de 9,8% pelo segundo mês consecutivo, coincidindo com o período de início do ano letivo.

Mercado de trabalho

O Relatório de Geração de Empregos Formais do Caged, elaborado pelo Connect, indicou que o setor de educação foi um dos principais contratantes em março, sugerindo uma retomada no segmento. O mercado de trabalho aquecido no estado, juntamente com uma inflação controlada e a redução das taxas de juros, contribuíram para um aumento nas compras dos consumidores capixabas ao longo do mês de março. Esses indicadores apontam para uma recuperação econômica e um cenário favorável para o comércio no Espírito Santo.

Texto: Thalis Manhães

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter