A Fecomércio-ES
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) nasceu em 28 de maio de 1954 para ser a casa do comerciante capixaba e a representação desses setores no estado. Foi criada para defender os interesses de 137 mil empresas que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e empregam 719 mil pessoas. Representamos 22 sindicatos filiados nos setores lojista, atacadista, varejista, exportador e importador, de café e de eventos.
O Sistema Fecomércio-ES, filiado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. Por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Sistema Fecomércio-ES oferece educação, saúde, lazer, assistência e formação profissional aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Como tudo começou
A Fecomércio-ES foi fundada em 7 janeiro de 1954 por Américo Buaiz, a partir de 11 sindicatos empresariais do comércio capixaba. E em 28 de maio do mesmo ano recebeu a carta sindical e foi reconhecida como instituição representativa.
A primeira sede da Fecomércio foi na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Depois de passar por alguns outros endereços ainda no Centro, ao longo dos anos, a Federação funciona hoje no bairro Santa Lúcia, em sede própria.
Diretorias
A primeira diretoria (provisória), sob o comando de Américo Buaiz, geriu a entidade de 7 de janeiro de 1954 até a edição da Carta Sindical em 28 de maio do mesmo ano. Após essa data, foi eleita a primeira diretoria, também presidida por Américo Buaiz. A segunda diretoria teve seu mandato de outubro de 1956 a setembro de 1958, sob a presidência do comerciante atacadista Rubens Vervloet Gomes. Nesse ano, assume o também empresário do comércio atacadista de gêneros alimentícios de Vitória José Saade, cujo mandato foi até 1960. Ele foi reeleito e ficou no cargo até 1962, quando assumiu Darcy Brasileiro da Silva, do comércio lojista de material de construção de Vitória, que ocupou o cargo até 1964. Já Luiz Gabeira, da classe de representantes comercias de Vitória, presidiu a Fecomércio-ES entre 1964 e 1968.