Empresários menos confiantes com incertezas da Reforma Tributária
Os empresários do comércio capixaba estão demonstrando menos confiança em relação às condições atuais da economia, setor e empresa, de acordo com o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado no Espírito Santo. O ICEC caiu 0,9% em abril, registrando 108,3 pontos, e apresentou uma queda de 3% em comparação com o mesmo mês de 2023.
A avaliação das expectativas futuras da economia, do setor e da empresa teve resultados positivos em comparação com abril de 2023, com alta de 0,8% e de 2% em relação ao mês anterior, atingindo 133,3 pontos. No entanto, o subíndice que avalia os investimentos, contratações e estoques apresentou uma queda, ficando com 105,1 pontos e 1,3% menor em relação ao ano passado e também em relação ao mês anterior.
Uma das razões apontadas para a queda do índice de confiança dos empresários é a incerteza em relação à Reforma Tributária, ainda em discussão no governo. Há a possibilidade de que a reforma atinja uma das maiores alíquotas do mundo, o que gera preocupações e inseguranças no setor empresarial.
Apesar das análises em relação ao presente estarem menores do que no ano passado, a percepção do futuro é de melhora e otimismo. Os empresários seguem otimistas, mas as incertezas em relação à reforma tributária estão impactando a confiança e as decisões de investimento no comércio capixaba.
Portanto, é fundamental que o governo e as entidades responsáveis pela Reforma Tributária estejam atentos às preocupações e necessidades dos empresários, buscando dialogar e esclarecer as questões em aberto para garantir um ambiente de negócios mais estável e favorável ao crescimento econômico do estado do Espírito Santo.