Observatório do Comércio: mês das mães teve mais viagens e compras on-line

O Connect Fecomércio-ES analisou as pesquisas de julho, divulgadas pelo IBGE nesta semana, referentes ao mês de maio de 2024: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e Índice de Atividades Turísticas (Iatur). A análise mostra uma mudança no comportamento dos consumidores capixabas no mês das mães, com crescimento do e-commerce e do turismo.
O volume de atividades turísticas no Espírito Santo atingiu seu maior patamar (97,7) desde outubro 2023 (98,5). Os dados do Iatur também revelaram que o turismo capixaba apresentou a maior taxa de crescimento em um mês (+3,2%), entre os doze estados contemplados pelo índice.
A pesquisa mostra uma queda no nível d e preços dos principais produtos turísticos no Espírito Santo, com destaque para a redução nos preços das hospedagens (-1,05) e dos pacotes turísticos (-3,52%), o que pode ter contribuído para o bom desempenho do setor. No geral, a variação acumulada dos níveis de preços na Grande Vitória está menor que a observada no Brasil em 2024.
O impacto das compras online e a crescente popularidade do comércio eletrônico tem chamado a atenção dos empresários capixabas. O mês de maio é uma data festiva muito relevante para o varejo, sendo considerada o Natal do 1º semestre. Diferente do que se esperava, o relatório mostra que houve uma queda no desempenho do varejo, especialmente das vendas nas lojas físicas.
Segundo a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, muitos consumidores podem ter aproveitado as ofertas e comodidades proporcionadas pelas plataformas digitais, reduzindo o fluxo de clientes nas lojas tradicionais.
Ana Claudia Grobério, vice-presidente do Sindilojas de Vila Velha, tem a mesma percepção. “O consumidor da nova geração mudou muito de hábitos, são extremamente mais flexíveis. Aquele efeito que se tinha da vitrine, da compra por impulso, diminuiu muitíssimo, porque a compra por impulso migrou para a internet”, afirma.
No Espírito Santo, o grupo de Serviços de Transportes apresentou um acentuado crescimento em maio, de 14,7% no comparativo anual, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Também foi o grande destaque no acumulado de 2024 com alta de 12,0%.
“O crescimento do e-commerce no Dia das Mães também pode ter influenciado nesse bom desempenho dos serviços de transportes. Para garantir a entrega dos produtos adquiridos pelos meios digitais, movimenta-se esse grupo de serviços”, explica a gestora do Connect Fecomércio-ES.
O volume de serviços no Espírito Santo registrou um crescimento acumulado de 4,2% no ano, o dobro da média nacional, que foi de 2,0%. Nos meses de março, abril e maio, o volume de serviços registrou o maior patamar do setor no Estado desde julho de 2013, ou seja, há mais de 10 anos.
As pesquisas completas podem ser acessadas no site da Fecomércio-ES, na aba Connect: https://fecomercio-es.com.br/pesquisas/.
Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 374.523 empresas, que respondem por 65% do ICMS arrecadado no estado e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 24 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES, Faesa, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

C2 Press
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