Fecomércio-ES, Sebrae e prefeituras ampliam debate sobre turismo no ES
O Sebrae-ES e a Fecomércio-ES realizaram nesta segunda-feira (13) uma reunião com o objetivo de apresentar o planejamento para impulsionar o turismo no Espírito Santo no período de 2024 a 2026.
O projeto foi apresentando para os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini; Serra, Sérgio Vidigal; Cariacica, Euclério Sampaio; e Viana, Wanderson Bueno, além do secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos.
O presidente do conselho deliberativo do Sebrae-ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, ressaltou a necessidade do trabalho em conjunto entre as instituições privadas e públicas em prol de promover a cultura do turismo por meio de ações coordenadas entre as entidades.
Moro destacou o trabalho da Fecomércio-ES, por meio de sua Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), para buscar meios de impulsionar o setor e agrupar os atores do trade turístico para ações em sinergia.
Philipe Lemos, secretário de Estado de Turismo, ressaltou o esforço conjunto com as instituições e as ações da Setur.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, destacou o avanço do setor como pauta prioritária para a instituição e apresentou o grau de maturidade turística das cidades da Região Metropolitana.
Os diretores regionais do Sesc-ES e do Senac-ES, Luiz Toniato e Richardson Schmittel, apresentaram os programas das instituições para alavancar o turismo, como o incentivo ao turismo religioso, pelo Sesc, e a trilha de inovação e o ciclo do Saber turismo, pelo Senac.
Os prefeitos falaram sobre as iniciativas desenvolvidas em cada município para ampliar a promoção dos destinos e o aproveitamento do turismo como gerador de renda e oportunidades no estado.
A reunião foi liderada pelo presidente do conselho deliberativo do Sebrae-ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, acompanhado pelo presidente da CET-ES, Raimundo Nonato, e pelo superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.
Também participaram da agenda o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa, o diretor de Relações Institucionais, Cézar Wagner Pinto, o secretário executivo da CET-ES, José Antonio Bof Buffon, o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, o gerente de educação profissional do Senac-ES, Bruno Emílio, além de representantes das prefeituras e executivos do Sebrae-ES.
Foto: Marcos Salles
Texto: Italo Bôaventura