Famílias capixabas fecham 2024 mais dispostas a consumir

Índice de intenção de consumo é um dos maiores observados desde dezembro de 2014 no Espírito Santo, mantendo o cenário positivo para as vendas do varejo neste mês

Mais uma boa notícia para a economia capixaba: as famílias estão mais dispostas a consumir, o que pode indicar um aumento de vendas no varejo ainda em 2024. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Espírito Santo, neste mês, é um dos maiores observados desde dezembro de 2014 – 111,1 pontos, sendo que valores acima de 100 indicam grau de satisfação do consumidor.


Em dezembro, observou-se uma estabilidade em relação a novembro. Apesar disso, os subíndices do ICF Disposição para o consumo e Momento para compra de bens duráveis seguem crescendo.

As informações são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


A disposição para o consumo das famílias chegou ao nível de satisfação, ao registrar um avanço de 3,6%, saindo de 96,7 para 100,1 pontos. Para o Connect, o alcance desse nível sinaliza um momento de maior segurança financeira e confiança dos consumidores, possivelmente impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido (taxa de desocupação no estado chegou a 4,1%), aumento da renda (que cresceu 11% nos últimos 12 meses), acesso facilitado ao crédito e uma perspectiva otimista em relação ao cenário econômico atual.

“Para o comércio, esse cenário positivo traz boas expectativas para as vendas de Natal e de fim de ano, sugerindo que os consumidores estão mais propensos a consumir neste período e que isso pode se traduzir em um aquecimento significativo das vendas”, explicou a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.


O subíndice Momentos para compra de bens duráveis, que indica se as famílias acreditam que o momento é bom ou não para compra de bens como eletrodomésticos, TVs e computadores, aumentou 10,59%, saindo de 75,6 em novembro para 83,6 em dezembro.


Já a Perspectiva de consumo, que aponta uma percepção do nível de consumo nos próximos meses em relação ao ano passado, apresentou um aumento de 4,27% entre novembro (122,3) e dezembro (127,5).


“Esse resultado apresenta uma ótima expectativa para o comércio capixaba no último mês do ano, pois indica que as famílias esperam consumir mais nas próximas semanas. Em especial, o consumo delas pode ser direcionado para a compra de produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos. Vale lembrar que o empresário que oferecer melhores condições de pagamento, com mais parcelamento, poderá ter uma vantagem competitiva, destacando-se, e alavancar ainda mais suas vendas de fim de ano”, ressaltou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

Renda familiar
O ICF das famílias de menor renda (até 10 salários mínimos, ou seja, R$ 14.120) apresentou uma retração de 0,21% em dezembro, saindo de 110,2 para 110 pontos, e o das famílias de maior renda, acima de 10 salários mínimos, teve um aumento de 1,23% neste mês, chegando a 118,2.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada aqui

Autor: C2 Press

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter