Comércio capixaba deverá movimentar mais de R$ 290 milhões no Dia das Mães

Considerado o “Natal” do primeiro semestre, o Dia das Mães deverá impulsionar significativamente o comércio do Espírito Santo. A expectativa é que a movimentação chegue a R$ 290,77 milhões em vendas no estado, segundo levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O crescimento projetado é de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024, superando a média nacional, que é de 1,9%.
Para atender à demanda, os lojistas capixabas devem gerar cerca de 400 vagas temporárias. Em todo o país, a previsão é de criação de 29,7 mil empregos sazonais para o período.
Os segmentos mais movimentados no Espírito Santo serão os de vestuário, calçados e acessórios (44%), seguidos por farmácia e perfumaria (20%). Utilidades domésticas e eletroeletrônicos (14%) e móveis e eletrodomésticos (11%) também se destacam.
O aumento no volume de buscas por presentes tradicionais como flores, bolsas, chocolates e itens de perfumaria, conforme dados do Google Trends, reforça o potencial da data e o comportamento antecipado do consumidor. A média de gasto por presente deve ser de R$ 300, de acordo com levantamento do CNDL/SPC Brasil.
Mesmo com o cenário de inflação e juros elevados, fatores como o mercado de trabalho aquecido e os níveis controlados de endividamento no Espírito Santo favorecem as compras. Para atrair o consumidor, os lojistas apostam em promoções, sorteios e opções para todos os bolsos.
Além do comércio, a data também aquece a cadeia de serviços, como restaurantes, salões de beleza e passeios em família.
Empresários do setor varejista estão otimistas. José Antônio Pupim, presidente do Sindilojas Cariacica, projeta aumento de até 10% nas vendas, com destaque para itens de beleza e aparelhos como secadores e chapinhas. Já Cristiane Campinhos, da Associação de Lojistas da Praia do Canto, estima crescimento de até 15%, ainda que concentrado em presentes mais simbólicos: “Temos percebido que o consumidor busca lembranças mais simples, sem grandes investimentos”.
Para o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o cenário reforça a importância da data para o varejo capixaba: “Apesar das pressões no orçamento das famílias, o Dia das Mães se mantém como uma data com forte apelo emocional e potencial de consumo. No Espírito Santo, o desempenho acima da média nacional reflete um ambiente de negócios mais favorável e a confiança do consumidor local”, destaca.
Com forte capacidade de mobilização do consumo, o Dia das Mães segue como uma das datas mais estratégicas do calendário comercial.
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Autor: Thalis Manhães – Produtor de Conteúdo do Connect Fecomércio-ES