Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia Antonio Oliveira Santos

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (28), a criação da Comenda Antonio Oliveira Santos. A honraria é em homenagem ao ex-presidente do Sistema CNC -Sesc-Senac e da Federação do Comércio de Bens e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), falecido em 5 de agosto de 2023.

De acordo com o Projeto de Resolução (PR) 6/2024, a comenda será concedida a até 30 homenageados, preferencialmente em sessão solene, cabendo ao presidente da Assembleia definir a data e os nomes, mediante consulta aos parlamentares.

O objetivo é homenagear personalidade ou entidade representativa cujo trabalho ou ação se destaque na promoção de relevantes serviços nas seguintes áreas: comércio e empreendedorismo, turismo, prestação de serviços, assessoria jurídica aos empresários do comércio, pesquisas e estatísticas sobre o desempenho do comércio, iniciativas relacionadas ao comércio internacional e crescimento sustentável do setor.

A votação do PR 6/2024 ocorreu em sessão extraordinária convocada especificamente para esse fim. Antes de ser aprovada pelo Plenário, a matéria, que tramitava em urgência, recebeu parecer favorável das comissões de Justiça e Finanças. Como se trata de um projeto de resolução, a proposta não será submetida à avaliação do governador e entrará em vigor com a publicação no Diário do Poder Legislativo.

“A decisão de criar a Comenda Antonio Oliveira Santos é uma maneira de prestar uma homenagem digna a um grande líder, um visionário incansável e um verdadeiro ícone do mundo empresarial. Seu compromisso inabalável com o crescimento econômico, o desenvolvimento do turismo e a promoção do comércio foi inspirador para muitos de nós”, justificou o presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos).

“O empresário deixou para o comércio capixaba mais que sua personalidade, um legado de transformação, que perdurará por diversas gerações: inauguração do Senac Vitória, em 1972, a abertura do Hotel Senac IIha do Boi; em 1978 iniciou os projetos das unidades do Sesc em Guarapari, Aracruz e Vila Velha, além de ter atuado na aquisição do antigo Teatro Glória e contribuído para transformá-lo no que é hoje, um espaço cultural para toda a sociedade, o Sesc Glória”, cita o projeto.

Trajetória

Engenheiro civil e eletricista, formado pela então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), Antonio Oliveira Santos nasceu em Vitória, em 1926. Passou pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pela Companhia de Ferro e Aço de Vitória, além da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Iniciou suas atividades no comércio atacadista e varejista de materiais de construção em 1956. Passou a presidir a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em 1968, assumindo, mais tarde, a Vice-Presidência da CNC. Em 1980, com a morte prematura do então presidente da Confederação, Jessé Pinto Freire, assumiu o comando da entidade.

É na gestão de Antonio Oliveira Santos que o Sistema Confederativo do Comércio se reorganizou, buscando fortalecer o Sistema Sindical do Comércio, com mais integração e unidade entre as entidades, desenvolvendo o arcabouço de atuação que funciona até hoje e que dá voz aos empresários do setor terciário de todo o País.

No campo da assistência e formação do trabalhador, o Sesc e o Senac iniciaram um período de expansão à altura dos desafios que o Brasil projetava, consolidando as duas instituições como um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, com atuação em todo o País. Implantou dois projetos visionários: a Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Mato Grosso, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Brasil; e a Escola Sesc de Ensino Médio, unidade modelo no Rio de Janeiro que tem formado com excelência novas gerações de estudantes brasileiros.

Comenda

O PR descreve que a comenda será acompanhada de diploma e inscrita em livro de registros da Ales, com as seguintes características: a insígnia será uma cruz de quatro braços arredondados e esmaltados em branco e azul, contendo no centro um disco com a efígie do busto de Antonio Oliveira Santos e, no reverso, um disco com as armas do Estado e, em volta, a inscrição “Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo”.

Além disso, ficará pendurada numa fita de gorgurão, medindo 3 x 60 cm de comprimento, nas cores azul, rosa e branco, com passador liso de 3,5 cm de largura. O estojo da insígnia será em jérsei azul marinho, com forração de veludo também em azul marinho, com chapéu em cetim branco medindo 14,5 x 10 cm.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter