Volume de atividades turísticas cresce 5% e Espírito Santo se destaca no país
Os investimentos na divulgação e no fortalecimento do potencial turístico do Espírito Santo, uma das pautas prioritárias da Fecomércio-ES, têm gerado resultados positivos. De acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), o Estado registrou alta de 5% no volume de atividades turísticas em fevereiro, quando comparado ao mês anterior, com crescimento acima da média nacional e despontando como o primeiro lugar entre os 12 estados pesquisados.
Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, comemora o resultado e ressalta a necessidade de enxergar o turismo como uma força econômica multiplicadora, capaz de reorganizar regiões, estados e países, de criar novos mercados, de movimentar os setores de comércio e de serviços, de gerar rendas individuais e empresariais, e receitas para cofres públicos e indústrias. “O efeito do olhar atento ao turismo em sua grandiosidade é de transformação”, pontuou.
Além da comparação mensal, o levantamento também traz o comparativo interanual. Neste caso, o turismo no Espírito Santo cresceu 14% em fevereiro de 2023, quando comparado ao mesmo mês em 2022. No Brasil, a desaceleração foi de 0,7% se comparado o mês de fevereiro com janeiro do mesmo ano. Na pesquisa interanual, o país avançou 14,8% no turismo.
Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.