Vendas no varejo capixaba iniciam ano com queda

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, mostra que o volume de vendas do comércio varejista no Espírito Santo apresentou, em janeiro, queda de 13,9% em relação ao mesmo mês de 2016. Embora o setor tenha registrado seu 25º resultado negativo nesse tipo de comparação, a queda apurada em janeiro de 2017 foi menor que a de janeiro de 2016 (-24,5%). Na comparação com o mês anterior, o comércio capixaba caiu 2,4% em janeiro de 2017 em relação a dezembro de 2016.

Desempenho por atividades

Na comparação entre janeiro de 2017 e janeiro de 2016, todos os segmentos pesquisados apresentaram variação negativa, destacando-se o de Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (-72,0%) e de Tecidos, vestuário e calçados (-54,0%).

No comércio varejista ampliado, que incorpora os setores de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais de construção, o recuo das vendas em janeiro foi de 13,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Sendo que as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças recuaram 9,3% e as vendas dos materiais de construção recuaram 43,3%.

Comentários

Como se pode notar, a retomada nas vendas ainda é incerta, pois há uma volatilidade dos indicadores alternando meses com pequenos crescimentos e outros com quedas. Reflexo disso é mostrado quando se olha para as variações acumuladas do volume de vendas, que são bem negativas. O início do ano vem mostrando um cenário desfavorável do mercado de trabalho, o que afeta diretamente o consumo das famílias e, consequentemente, o resultado de vendas.

Mas a confiança dos empresários do comércio está melhor que no mesmo período do ano passado, porém a recuperação também é lenta e pautada nas expectativas mais positivas nos próximos meses. É necessário um impulso maior para alavancar a atividade econômica. Certamente, a queda dos juros e a perspectiva de efetivação das reformas anunciadas pelo governo podem se traduzir em um ambiente mais favorável para investimentos no futuro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter