Vendas do comércio capixaba tiveram alta em julho
Porém, os números também mostram uma desaceleração no ritmo desse crescimento
As vendas do comércio capixaba restrito de julho registraram alta de 0,6% em relação a junho e de 4,3% em comparação ao mesmo período em 2018. Já no conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas recuaram 1,2% em relação ao mês passado, mas registraram alta de 5,5% frente a 2018.
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, com análise do Espírito Santo elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, mostram que mesmo com resultados instáveis, o período de janeiro a julho de 2019 apresenta um acumulado positivo para o comércio capixaba, crescendo 6% no conceito restrito e 6,2% no ampliado, quando comparado a 2018.
Com isso, se observou uma perda no ritmo desse crescimento acumulado, com o mês de julho registrando um dos menores resultados dos últimos 12 meses.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o resultado positivo nos indicadores é sempre bem-vindo, porém a trajetória de crescimento vislumbrada no início do ano não se manteve. “A expectativa é de que as vendas ganhem fôlego, sob influência de ações promocionais como a Semana do Brasil e a Black Friday e a chegada das festas de final de ano”, afirma o presidente, destacando também da liberação de recursos das contas do PIS/Pasep e do FGTS, que devem incentivar o consumo.
Brasil
No Brasil, o comércio restrito apresentou uma alta de 1% comparado a junho e de 4,3% em relação a julho de 2018. Já o comércio ampliado cresceu 0,7% em relação a junho, e 7,6% a julho de 2018.
Frente a julho do ano passado, a variação do volume de vendas do comércio restrito obteve resultados positivos em 24 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (+24,2%), Amazonas (17,9%) e Acre (+15,9%). Por outro lado, o destaque negativo foi o Piauí (-15,3). No ampliado, 25 das 27 unidades da federação apresentaram variações positivas, com destaque, para Amapá (+27,4%), Santa Catarina (+14,6%) e Amazonas (+12,4%).
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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