Vendas do comércio capixaba crescem pelo segundo ano consecutivo
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No acumulado do ano de 2019 as vendas apresentaram alta em relação a 2018 nas duas modalidades da pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio finalizou o ano de 2019 com um crescimento frente a 2018. A alta no acumulado das vendas foi de 5,2% para o comércio ampliado e 4,7% no restrito, representando o segundo ano consecutivo de alta nas duas modalidades da pesquisa, após três anos de quedas expressivas. De acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com a análise da assessoria econômica da Fecomércio-ES, o resultado capixaba ficou em nono lugar comparado aos 27 estados.
Somente o mês de dezembro de 2019 apresentou um recuo em relação a novembro (-2,3%) no comércio restrito e estabilidade no ampliado. Um dos fatores que pode explicar o recuo das vendas em dezembro é o efeito “Black Friday”, na qual parte dos consumidores podem ter optado por antecipar para novembro as compras para aproveitar as promoções.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o resultado de 2019 soma mais um ano positivo na trajetória de crescimento do índice, com indicadores do comércio capixaba bem melhores que no passado. “Aos poucos a confiança dos consumidores está voltando com a recuperação do mercado de trabalho. Para 2020, a expectativa é que esse movimento ganhe mais ritmo após essa fase de ajustes e com a estimativa de crescimento maior do PIB brasileiro”, explicou.
Na modalidade de comércio restrito, o setor acumulou uma alta de 4,7% em 2019 em relação a 2018. Já no comércio ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças de material de construção, apresentou um crescimento de 5,2%. As atividades que mais se destacaram em 2019 foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com um resultado positivo de 43,2% e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos de 10,5%.BrasilO resultado nacional registrou uma alta de 1,8% nas vendas do comércio restrito, e no ampliado a alta foi de 3,9% em comparação a 2018. Os estados que se destacaram no conceito ampliado da pesquisa foi o Amapá, com crescimento de 21,5%, Santa Catarina com 10,0%, e Tocantins com 7,1%.Nota TécnicaOs dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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