Vendas do comércio capixaba crescem pela quarta vez consecutiva em agosto

Setor apresentou crescimento em praticamente todas as comparações da pesquisaDESTAQUES• Em agosto as vendas do comércio capixaba cresceram 2,1% frente a julho no conceito restrito. Em relação a 2019 houve alta de 9,2%;• No comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) o crescimento foi de 6,5% frente ao mês anterior. E em relação a 2019 registrou alta de 12,2%;• No acumulado de janeiro a agosto de 2020 o comércio restrito cresceu 1,2% e o ampliado ainda registra queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado;• Na comparação com agosto de 2019, seis dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em agosto de 2020, com destaque para Material de Construção (+106,8%) e Tecidos, calçados e vestuário (+18,6%).ANÁLISE COMPLETAPelo quarto mês consecutivo, as vendas do comércio capixaba cresceram. Em agosto, as vendas tiveram alta de 2,1% frente a julho no conceito restrito e no comércio ampliado a alta foi de 6,5%. Nessa comparação (mensal), para os dois conceitos da pesquisa, as vendas tiveram o maior crescimento para um mês de agosto registrado para a série histórica, iniciada em 2000.Em relação ao mesmo período do ano passado houve alta de 9,2% no comércio restrito e 12,2% no comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção). Com esses resultados, o acumulado de janeiro a agosto de 2020 para as vendas do comércio restrito superou o registrado para o mesmo período do ano passado em 1,2% e o comércio ampliado diminuiu as perdas no ano, sendo 0,6% menor em relação ao mesmo período de 2019.A Fecomércio-ES acredita que gradativamente há uma retomada da confiança dos consumidores e comerciantes, o que vem sendo refletido nos indicadores de vendas. O mês de agosto também registrou a maior geração de postos de trabalho no Estado dos últimos 16 anos o que contribuiu fortemente para diminuir das perdas do mercado de trabalho formal. A recuperação dos empregos é um dos principais desafios nesse contexto, pois implica diretamente na renda das famílias, na segurança e na disposição para o consumo. Os próximos meses trarão mais algumas oportunidades de potencializar as vendas do comércio em 2020 como o Dia das Crianças, a Black Friday e, especialmente, o Natal.Resultados AGOSTOComércio Restrito. Em agosto de 2020 as vendas do comércio capixaba (restrito) apresentaram alta de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2019 avançou 9,2% maior. Com esse resultado, o acumulado dos primeiros oito meses superou o mesmo período de 2019 em 1,2%.Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas subiram 6,5% em relação ao mês anterior e 12,2% frente a 2019. O acumulado de janeiro a agosto ainda mostrou um recuo de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, seis dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em agosto de 2020, com destaque para Material de Construção (+106,8%). O IBGE ainda não fornece os dados estaduais da comparação mensal classificado por atividades.BrasilComércio Restrito e Ampliado. No Brasil, o comércio restrito cresceu 3,4% em agosto em frente a julho. Em relação a agosto de 2019 houve alta de 6,1%. Já o comércio ampliado cresceu 4,6% na comparação mensal e 3,9% em relação a 2019.Unidades da Federação. Na passagem de julho para agosto de 2020, houve resultados positivos em 25 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Acre (15,6%), Rondônia (12,8%) e Amapá (12,1%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação entre julho e agosto obteve resultados positivos em 26 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Piauí (20,2%), Acre (12,6%) e Sergipe (9,6%).Comparando agosto de 2020 com o mesmo mês em 2019, houve alta nas vendas do comércio em 26 Unidades da Federação, com destaque para: Acre (26,1%), Amapá (25,4%) e Maranhão (23,5%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 24 Unidades da Federação, com destaque para: Pará (21,4%), Acre (20,7%) e Maranhão (20,0%).Nota TécnicaOs dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.Imagem: Standret – Banco de imagem