Vendas devem crescer 5% no Dia dos Namorados
Para a Fecomércio-ES, a satisfação com o mercado de trabalho será um dos principais fatores que devem incentivar o consumo na data
A chegada do Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, deve impulsionar o comércio capixaba. A expectativa para a data, considerada a terceira melhor para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, é que as vendas aumentem 5% na comparação com o mesmo período no ano anterior, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Os segmentos que devem registrar maior volume de vendas são de vestuário, calçados, joias e floriculturas, além de serviços como bares e restaurantes, que a cada ano cresce.
Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, as vendas devem seguir aquecidas devido ao otimismo do consumidor em relação ao emprego. “A conjuntura dos empregos vem motivando otimismo por parte dos consumidores. Temos, claro, que a situação do mercado de trabalho, principal determinante do desempenho das vendas do varejo, é um dos fatores de destaque para essa expectativa de crescimento”, revela.
A data movimenta tanto o comércio de artigos femininos quanto masculinos e para alavancar ainda mais as vendas os lojistas apostam em promoção relâmpago, oferecendo descontos nos produtos. As lojas devem ainda oferecer diferentes formas de pagamento, a vista ou parceladas, como por exemplo, no cartão de crédito.
“É um período de compras feitas a partir de pesquisa e escolhas. Por isso, na hora da compra, as pessoas já têm uma ideia do que querem presentear. Por isso, o empresário precisa adotar estratégias focadas na venda do valor agregado para atrair o consumidor, cada vez mais consciente da diversidade de locais de compra e de categoria de produtos”, conclui Sepulcri.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.