Vendas de Dia Dos Pais devem ter um crescimento modesto da apenas 1,5%

Presentes como roupas e calçados, e o setor de bares e restaurantes devem estar entre as opções mais procuradas.As vendas para o Dia dos Pais devem crescer pouco em relação a 2014, de acordo com projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). A expectativa é que haja um leve aumento de apenas 1,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a data deve movimentar o setor de bares e restaurantes, bem como o comércio de roupas e calçados. “Não estamos em um momento propício para a aquisição de bens duráveis e as incertezas quanto à renda e ao emprego desencorajam o consumo de produtos que exijam parcelamento. Por essas e outras, os comerciantes capixabas estão se precavendo”, afirma.Essa é a opinião compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Linhares, Ilson Alves Pessoa, que defende a austeridade por parte do empresariado. “Este Dia dos Pais dependerá mais da criatividade do comerciante. É um momento para segurar o que tem e controlar as despesas, já que o gasto só é considerado investimento quando haja retorno. A expectativa no comércio em geral é apostar na liquidação do que o comerciante já possui. Estocar apostando em uma melhora repentina não é uma opção viável. Ainda teremos as datas comemorativas de fim de ano e aí, quem sabe, compense arriscar. Por hora é importante a manutenção do controle”.Outras previsõesPorém, há quem acredite em números mais animadores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica, José Antônio Pupim, pode ser que haja uma grata surpresa no balanço final. “Estou confiante de que haverá um aumento acima dos 2% no volume de vendas, porque essa é uma data na qual, historicamente, as pessoas fazem um sacrifício para presentear essa figura familiar tão importante”.Já José Carlos Bergamin, presidente do sindicato dos Lojistas de Vila Velha, opta por um discurso mais cauteloso. “Entendo que seja uma data comemorativa, mas as pessoas andam mais racionais do que emotivas na hora de lidar com o seu dinheiro. Por isso acredito que não vá haver crescimento significativo nas vendas desse período”, diz.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter