VENDAS CAEM 1,2% EM DEZEMBRO EM RELAÇÃO A NOVEMBRO
As vendas do comércio varejista no Espírito Santo caíram 1,2% em dezembro de 2009 quando comparado a novembro (série com ajuste sazonal).Esse índice para o Brasil também apresentou queda de 0,4%.
No percentual que compara Dezembro de 2009 com Dezembro de 2008 (série sem ajuste sazonal), o cenário é diferente na qual houve crescimento nas vendas de 6,8% no índice simples.Já areceita nominal do comércio capixaba visualizada pela mesma comparação (Dez/09 x Dez/08) apresentou um desempenho positivo ainda maior +8,9%.
No índice ampliado, que abrange o setor automotivo e de material de construção, a variação continuou bastante positiva: em relação a dezembro de 2008, as vendas cresceram +21,6% em dezembro de 2009.
De fato, o setor de automóveis, motocicletas, partes e peças vem apresentando junto com o setor de material de construção, no índice ampliado, um forte crescimento. O primeiro setor citado apresentou uma variação de 44,9% (Dez/09 X Dez/08) e o segundo, +25,8%.
Responsável pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), Reinaldo Pereira em entrevista ao Folha Online disse que a variação negativa pode ser uma acomodação natural após um intervalo de sete altas consecutivas das vendas no varejo. Ele explicou que o ajuste feito na série elimina as influências sazonais, ou seja, o Natal não é determinante para o resultado de dezembro “Houve uma acomodação, e ela veio em dezembro. Poderia ter sido em outro mês. É normal pensarmos que o Natal, naturalmente, eleva as vendas no mês. Mas o ajuste que é feito elimina esse efeito’, afirmou Pereira, descartando que haja tendência de queda nas vendas do comércio.
Leia na íntegra aqui