Sistema Fecomércio-ES se reúne com Capitania dos Portos e Setur para avançar na retomada dos cruzeiros em Vitória

O Sistema Fecomércio-ES, representado pelo diretor de Integração do Sesc e do Senac, Richardson Schmittel, participou nesta terça-feira (3) de uma reunião com a Capitania dos Portos e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para tratar do retorno dos navios de cruzeiro a Vitória. A pauta principal foi o avanço das tratativas e dos projetos de infraestrutura necessários para viabilizar o desembarque de passageiros no Hotel Senac Ilha do Boi.
Durante o encontro, o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, destacou o bom momento vivenciado pelo Espírito Santo, com equilíbrio fiscal, redução dos índices de violência e crescimento da credibilidade do estado no cenário nacional e internacional. “Estamos nos tornando uma vitrine lá fora, e a chegada dos cruzeiros será mais um passo importante para impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado”, afirmou.
Richardson Schmittel reforçou o compromisso do Sistema Fecomércio-ES com a qualificação profissional e a atuação integrada para o fortalecimento do turismo. Segundo ele, o projeto de ampliação do píer do Hotel Senac Ilha do Boi já foi aprovado em nível local e está em fase preparatória para execução. A expectativa é de uma entrega ágil, com foco em atender a demanda de cruzeiros já na próxima temporada. “Quando todos atuam de forma coordenada, com um projeto comum e objetivos claros, os resultados tendem a ser ainda melhores. O Senac está comprometido com a qualificação e já tem pronto o projeto de ampliação do píer, o que nos deixa otimistas para receber os cruzeiros com qualidade e agilidade”, destacou o diretor do Senac-ES.
Também presente à reunião, o membro da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-ES (CET-ES), Gustavo André, apresentou os avanços técnicos do projeto de implantação do atracadouro flutuante. Ele explicou que etapas como a batimetria, os estudos de densidade do solo e o licenciamento já foram concluídas. O projeto está atualmente em fase final de análise em Brasília, aguardando aprovação para execução. “A gente já venceu etapas importantes como licenciamento e avaliação técnica. Agora, o projeto está em Brasília, e nossa expectativa é que tudo esteja pronto para viabilizar a retomada na próxima temporada. Estamos trabalhando com todos os atores para que isso aconteça o quanto antes”, afirmou Gustavo.
O presidente institucional da companhia marítima Costa Cruzeiros Renê Hermann destacou a inclusão de Vitória nos itinerários internacionais da companhia, o que reforça a visibilidade global do destino. Ele enfatizou a importância de preparar bem a cidade para receber os turistas e garantir uma boa experiência durante as escalas, uma vez que 80% dos passageiros que são bem atendidos retornam ao destino futuramente. “Vitória estará nos nossos itinerários mundiais, e isso leva o nome da cidade para o mundo. É fundamental que o destino esteja bem preparado, porque 80% dos passageiros que são bem recebidos voltam. Eles procuram praia, gastronomia, trilhas e compras — e é isso que temos que oferecer com qualidade”, afirmou Hermann.
Durante a reunião, José Antônio Buffon, secretário executivo da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES), destacou que, com o engajamento de todos os atores, o Espírito Santo será um player relevante no turismo brasileiro.
O encontro reforçou o alinhamento entre os setores público e privado na busca por soluções para impulsionar o turismo náutico no Espírito Santo. O trabalho técnico já avançou significativamente, e a expectativa é de que, com o apoio contínuo das autoridades e do trade turístico, os navios voltem a atracar em Vitória já na próxima temporada, consolidando o estado como destino estratégico no cenário nacional e internacional.
Também participaram da reunião:
- Marco Ferraz – presidente-executivo da CLIA Brasil (sigla para Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro)
- Márcia Leite – diretora-geral de Operações e Relações Governamentais da MSC Cruzeiros
- Carlos Barcellos, Hercules Lima, Gilson Victorino e Luis Afonso de Castro, representantes da Praticagem ES
- Fhilipe Pupo Santos – Superintendente do Patrimônio da União no Espírito
Texto por: Cláudia Storani