Representando o Sistema Fecomércio-ES — Sesc e Senac, o vice-presidente José Carlos Bergamin participou, na última terça-feira (02), de um painel sobre a integração das entidades em prol do desenvolvimento do Espírito Santo. O debate integrou a programação da posse da nova diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES).
A cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Santos, além de representantes de diversas entidades e lideranças empresariais e institucionais capixabas.
Além de destacar como as entidades empresariais seguem sendo peças-chave para manter e ampliar os avanços do Estado — especialmente diante de desafios como a reforma tributária e as mudanças na matriz energética global — o debate reforçou a importância da responsabilidade fiscal e da qualidade das políticas públicas para garantir um desenvolvimento sustentável.
Em sua fala, Bergamin destacou como a Fecomércio-ES tem atuado para integrar cultura e lazer (Sesc-ES), qualificação profissional (Senac-ES) e desenvolvimento regional: “O Espírito Santo dá aula de conformidade, de boas práticas, de boas articulações. Temos um ambiente favorável, com comércio e setor de serviços bem desenvolvidos, mas identificamos que o turismo ainda não está no mesmo patamar. E sabemos o quanto o turismo é relevante para a economia: é parte da economia criativa, da economia do futuro — que valoriza o meio ambiente, gera empregos mais qualificados e coloca o ser humano no centro.”
Ele ainda reforçou: “Há muito que pode ser feito de forma imediata, com criatividade, colaboração e foco em resultados. É isso que temos buscado: transformar o potencial turístico do Espírito Santo em uma realidade competitiva no cenário nacional.”
Participaram do painel:
✅Nailson Dalla Bernadina (ES em Ação)
✅Sidemar Acosta (SINDIEX)
✅José Carlos Bergamin (Fecomércio-ES)
✅Júlio Rocha (FAES)
✅Paulo Baraona (Findes)
✅Renan Chieppe (Fetransportes)
Texto por: Claudia Storani