Sistema Fecomércio-ES e CET-ES conduzem debate sobre potencial turístico de Vila Velha e a Festa da Penha

A Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), representada pelo presidente Raimundo Nonato e pelo secretário-executivo José Buffon, realizou na manhã desta quarta-feira (02), no auditório da Fecomércio-ES, sua reunião ordinária, com foco na apresentação do destino turístico de Vila Velha. O encontro reuniu representantes de destaque dos setores público, religioso, empresarial e de segurança.

O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, abriu a reunião ressaltando a importância do turismo como pauta estratégica para o Espírito Santo. Ele destacou que a Federação reativou a CET-ES há cerca de dois anos justamente para fortalecer essa agenda no estado, reunindo entidades e promovendo sinergia entre os setores.

Moro reforçou o potencial do turismo religioso, especialmente com a tradicional Festa da Penha, e elogiou o trabalho contínuo da Prefeitura de Vila Velha nesse campo. “A Festa da Penha, para nós, tem um significado religioso profundo, mas, para o turismo, é também um produto — e um dos mais fortes que temos.”

Na sequência, o Frei Gabriel, guardião do Convento da Penha, falou sobre a Festa da Penha 2025 e sua importância para o Espírito Santo. “Acreditar que a Festa da Penha pode movimentar a economia é entender que ela é também uma ocasião de revigorarmos o dom de pensar e querer o bem coletivo. Do comerciante que vende água ao grande organizador do evento, todos fazem parte desse movimento. Quando a economia gira com essa perspectiva, ela se torna um espaço de salvação — não apenas da alma, mas do corpo, de todos nós.”

Cleverton Lopes, chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal, destacou o retorno da romaria dos motociclistas para a Festa da Penha e a importância da segurança para a realização desse evento grandioso no Estado.

O secretário municipal de Turismo de Vila Velha, Lucas Fraga, apresentou a nova Secretaria de Turismo e seus principais objetivos, com foco em ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento turístico do município de forma sustentável e participativa.

O gerente do Sebrae-ES, Leonidio Pinheiro, destacou iniciativas como o Famtur e o Fanpress, que têm como objetivo envolver operadoras e agências especializadas no segmento religioso para ampliar a divulgação da Festa da Penha e de outros atrativos da região. “O intuito é realmente estender um tapete vermelho para que operadoras de turismo religioso conheçam não só a Festa da Penha, mas também os atrativos da nossa região. Queremos que o turista venha e permaneça mais tempo, gerando movimento e desenvolvimento para todo o território.”

Estiveram presentes:

🔹 Carla Rezende – Subsecretária de Turismo de Vila Velha
🔹 Luciano Gollner – ES em Ação
🔹 Gustavo André – Visite o ES e membro da CET-ES
🔹 Rodrigo Vervloet – Presidente do Sindibares
🔹 Andressa Maria Jesus – Relações Institucionais do Sebrae-ES
🔹 Leonidio Pinheiro – Gerente do Sebrae-ES
🔹 Erika Simeão – Representante da Uniglória
🔹 Eduardo Santos – Representante da Uniglória
🔹 Fabrício Gobbo – Superintendente Adjunto do Senar
🔹 Glenda Amaral – Presidente do Sindilojas de Vila Velha
🔹 Leonardo Lares – Vice-presidente da AABTUR
🔹 Paulo Renato Fonseca – Presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau
🔹 Alfonso Silva – Presidente do Sindiprom
🔹 Valdeir Nunes – Presidente do Contures e membro da CET-ES
🔹 Wagner Corrêa – Superintendente da Fecomércio-ES
🔹 Nilton Basílio Teixeira – Gerente Jurídico da Fecomércio-ES
🔹 Juliane Zaché – Assessora da Presidência da Fecomércio-ES (Comunicação e Marketing)
🔹 José Olavo Médici – Diretor da ABEOC
🔹 Angélica Leal – Analista de Turismo do Sesc-ES
🔹 Ana Isabella Almeida – Gerente de Projetos e Relações Institucionais da Fecomércio-ES
🔹 Bruno Emílio – Gerente de Educação Profissional do Sesc-ES
🔹 Dianimer Dutra – Diretora de Educação Profissional do Senac-ES
🔹 Vinícius Scardua – Gerente de Educação Profissional do Senac-ES
🔹 Monica Velasques – Diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES

Texto por: Claudia Storani

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *