O evento realizado pelo Segs reúne presidentes e representantes de sindicatos filiados a Fecomércio-ES
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de qualificação dos sindicatos em relação aos serviços oferecidos às empresas associadas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) no dia 21 de maio foi realizado o ‘Treinamento Plano de Negócios’ do 6º Ciclo de Encontro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), no Hotel Senac Ilha do Boi.
Ministrado pelo assessor de planejamento da CNC, Miguel Nicoletti, o evento teve dois momentos. No primeiro, o palestrante falou sobre a necessidade dos sindicatos em desenvolver novas tecnologias, melhorar os processos de gestão, compartilhar informações e melhorar o atendimento, caminhando para uma metodologia de um projeto corporativo. Já no segundo, foi quando os presidentes e representantes de sindicatos colocaram o aprendizado em prática.
Para Miguel, o treinamento voltado para plano de negócios é muito importante. “Hoje o plano de negócios está cada vez mais embutido nas entidades, mas as que não realizam estão fadadas a correrem maiores riscos e, de repente, não terem resultado com o que estão implantando. Tudo faz parte de uma estratégia, de um planejamento, que, bem calculado e monitorado, vai ser muito melhor para os representados. Vale lembrar que não é só um plano de negócios, mas uma das ferramentas que leva a entidade a ter um sucesso naquilo que está desenvolvendo”, explica.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejistas de Gêneros Alimentícios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e São Domingos do Norte, Audenir Gomieri, a vantagem de participar do Segs é conseguir desenvolver as entidades, levando orientação, trabalhos diferenciados e serviços que eles podem conseguir implantar nas entidades a fim de desenvolver as empresas, os empresários e justamente a entidade sindical, junto com a Federação do Comércio.
O diretor financeiro da Fecomércio-ES, Marcus Magalhães, concordou com o palestrante. “O evento é importante porque traz informações novas para os sindicatos de uma forma geral, mostra a transparência do sistema e também e revela um caminho para todo o sistema comércio do país”, conta.
O Espírito Santo está se desenvolvendo e tem se destacado a nível nacional e projetos como esse tem contribuído para isso, menciona o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri. “O Segs tem dado uma musculatura para os novos sindicatos que podem colocar em prática o aprendizado, e assim, ter uma representatividade cada vez maior”, disse.