Sindicatos da Fecomércio discutem a força das redes sociais na comunicação sindical
Lojistas e varejistas de gêneros alimentícios se informam sobre como fazer uso e aprimorar a comunicação na internet.As redes e mídias sociais continuam em alta e ganhando cada vez adeptos. Nelas, os consumidores estão presentes para opinar, questionar e compartilhar, por exemplo, informações diversas. Para conhecer melhor esse público, a classe empresarial precisa estar atenta às ferramentas, buscando maneiras aprimoradas de conquistar e fidelizar esse público.De olho nesses canais, representantes e presidentes de sindicatos participaram da palestra “Saiba como as redes sociais podem dar maior alcance na comunicação sindical”, promovido pela Fecomércio ES, com o programador visual da Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Vital, nessa quarta-feira (19), no Hotel Senac Ilha do Boi.A comunicação sindical precisa usar os canais atuais hoje para fazer uma divulgação eficiente, que possa atingir o público de forma mais rápida, assertiva, direcionada, pois os públicos estão dispersos segundo Marcelo Vital. “Qualquer um que tem um celular consegue tanto postar quanto lê algum conteúdo de maneira bem rápida, e existem formas e técnicas de trabalhar isso e otimizar o trabalho de quem gera o conteúdo, assim como a maneira que esse conteúdo pode ser consumidor para que seja mais relevante, interessante e útil para a comunicação do Sindicato”, diz.Dez sindicatos filiados à Federação participaram da atividade. São eles: Sinvepes, Sincades, Sindiprom, SCCES, Sindicafé, Sindilojas Guarapari, Sindilojas Vila Velha, Sindilojas Cariacica, Sindivarejista Aracruz, e Sindilojasvarejo de São Gabriel da Palha e região. Dicas sobre como administrar as mídias e redes sociais, organizar o conteúdo, olhar estratégico, o que compartilhar, os melhores horários, boas práticas e maus exemplos, além de apresentar ferramentas como Twitter, Facebook, Instagram, e até mesmo o Whatsapp foram discutidos pelo programador virtual da CNC, Marcelo Vital.Na redeTodo aprendizado é válido, principalmente quando o assunto é mídia e rede social, segundo o presidente do Sindilojas Guarapari, Carlos Hoffman. “É mais uma ferramenta importante que a Fecomércio e a CNC proporcionam para os Sindicatos. A partir disso, passamos a ter um canal mais atualizado, dados para repassar para aos associados e mais um espaço para captar outros”, destacou.O evento é interessante e é uma oportunidade de conhecermos melhor e aprendermos a utilizar essas ferramentas diz o presidente do Sindivarejista Aracruz, Aderbauer Ruy Pedroni. “Creio que o caminho é esse. É importante essa ação da Federação com os Sindicatos, que vai contribuir para prestarmos um melhor serviço aos associados. As vezes, temos assuntos interessantes para o associado, que a partir do uso de um canal de comunicação eficiente facilita o acesso”, pondera.“Compreender a extensão das mídias/redes sociais neste momento, auxiliará principalmente no crescimento de nossa interação com o lojista. Este evento da Federação vem auxiliar o sindicato nesta demanda. Melhorar a comunicação com a sociedade ao redor de nosso sindicato certamente aumentará nossa visibilidade e possivelmente a credibilidade”, ressalta Patrick Broedel, executivo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha.