Setor de serviços capixaba registrou alta de 1,2% em março

Depois da queda registrada no mês passado, o setor de serviços capixaba obteve crescimento de 1,2% em março frente a fevereiro. Em relação ao mês de março do ano passado, o setor apresentou alta de 12,3%.Com esses resultados, o acumulado no primeiro trimestre de 2022 ficou 9,9% melhor em relação ao mesmo período em 2021. O segmento que influenciou o índice geral nessa comparação foi o de serviços prestados às famílias, com alta de 55,5%. Esse segmento é composto pelas atividades de alojamento e alimentação, cursos de idiomas, academias de ginástica, salões de beleza, entre outros.A Fecomércio-ES pondera que o setor capixaba apresentou alta mensal em janeiro, depois queda em fevereiro e novamente alta em março. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado acumulou crescimento, em parte devido à baixa base de comparação no primeiro trimestre de 2021. Além disso, o setor de serviços capixaba está 16,8% acima de fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia. Em 2022, novos desafios entraram em cena, como pressão inflacionária, aumento dos juros, instabilidade externa e eleições no Brasil, o que deixa a continuidade do crescimento mais sensível. Resultados Março 2022Índice geral. O setor de serviços no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no mês de março em relação a fevereiro, com alta de 1,2%. Frente a março do ano passado houve crescimento de 12,3%. Com esse resultado, no primeiro trimestre do ano o setor acumulou uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2021.Desempenho por Grupos de Atividades. Em relação ao ano passado, quatro dos cinco grupos de atividade obtiveram desempenho positivo, com destaque para Serviços Prestados as Famílias (+17,5%).Brasil. Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país teve alta de 1,7% em março. Em relação ao mesmo mês em 2021, houve crescimento de 11,4%. O acumulado no ano de janeiro a março ficou positivo em 9,4%.Unidades da Federação. Frente a março de 2021, 25 dos 27 Estados apresentaram resultados positivos, com destaque para Alagoas (+28,7%) e Rio Grande do Sul (22,4%).Nota TécnicaA Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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