Setor de serviços capixaba registra segunda alta em janeiro de 2017

No mês de janeiro de 2017 o volume de serviços capixaba apresentou crescimento de 1,4% em relação a dezembro de 2016. Em relação a janeiro de 2016, o volume de serviços também apresentou avanço, de 1,8%. Para o Brasil, em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços caiu 2,2% e, quando comparado ao mesmo mês de 2016, a queda foi de 7,3%.

O grupo de atividades que apresentou maior evolução positiva em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi o chamado “Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio”, com crescimento de 17,5%. Outras atividades também apresentaram avanços importantes como os “Outros serviços (aluguel e administração de imóveis, serviços de seguros e planos de saúde, entre outros)” (+9,7%) e “Serviços de Informação e Comunicação” (+6,2%).

O agregado que compõe o Índice de Atividade Turística (IATUR), que mede o volume de atividades turísticas no Espírito Santo subiu 3,7% em janeiro de 2017 em relação a dezembro de 2016. Em relação a janeiro de 2016 ainda apresentou retração de 9,4%. No Brasil, o IATUR apresentou recuo de 11% em relação ao mês anterior e queda de 12,5% em comparação com janeiro de 2016.

Estados

Os resultados regionais do setor de serviços, em janeiro, mostraram as maiores variações positivas de volume, em relação à dezembro, no Mato Grosso (31,1%), Alagoas (13,8%) e Piauí (12,6%). As maiores variações negativas foram observadas em Roraima e Amapá (ambas com -13,1%), Sergipe (-12,8%) e Maranhão (-8,1%).

Na comparação com janeiro de 2016, as maiores variações positivas foram registradas em Alagoas (14,7%), Piauí (8,1%) e Ceará (2,6%). As maiores variações negativas foram registradas em Rondônia (-25,6%), Tocantins (-24,5%) e Amapá (-24,4%).

Comentários

Nas duas últimas pesquisas os indicadores de volume de serviços do Espírito Santo apresentaram crescimento em relação ao mês anterior, sendo 4,6% em dezembro e 1,4% em janeiro. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta de 1,8% é a primeira depois de 18 meses de queda. Isso significa que o ritmo de queda da atividade está diminuindo, embora os índices ainda estejam sujeitos à muita volatilidade, não sendo possível assim vislumbrar uma retomada da atividade.

Essa volatilidade também é reflexo da indefinida tendência dos indicadores dos demais setores produtivos, posto que o setor de serviços é bastante influenciado pelo desempenho dos demais setores da economia. A movimentação das exportações e importações do Espírito Santo, por exemplo, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves, em janeiro caíram 15,6% e 10,2%, respectivamente, em relação ao mês anterior. O comércio varejista também apresentou queda em janeiro, de 2,4%. A produção industrial, por sua vez, apresentou crescimento de 4% em janeiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter