Setembro mostrou terceira alta mensal do setor de serviços capixaba

Crise provocada pela Pandemia frustrou expectativas de crescimento para 2020

DESTAQUES

O setor de serviços capixaba teve alta de 3,0% em setembro com relação a agosto;

Na comparação de setembro de 2020 com o mesmo mês em 2019 ainda apresentou queda de 2,6%, porém bem menor que as quedas de dois dígitos registradas de abril a agosto;

Apenas um grupo de atividade obteve desempenho positivo, sendo mais Serviços de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (+6,7%);

De janeiro a setembro de 2020, o setor acumulou um recuo de 8,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado;

De forma muito gradativa, o setor vai retomando o crescimento, mas ainda longe de recuperar as perdas acumuladas.

ANÁLISE COMPLETA

Com um desempenho marcado pela instabilidade em 2019, o setor de serviços ainda não havia conseguido reagir, sofrendo os reflexos da crise econômica do Brasil nos últimos três anos. No Espírito Santo, até começou a registrar alguns avanços no final de 2019, mas voltou a ser fortemente impactado pela crise provocada pela Pandemia do Coronavírus. O primeiro semestre de 2020 no Estado para o setor fechou com um recuo histórico, registrando queda de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A partir de julho de 2020, os serviços capixabas passaram a apresentar altas mensais, ou seja, nas comparações em relação ao mês anterior. Em setembro, que marcou a terceira alta consecutiva, o desempenho foi 3,0% melhor que em agosto. Já em relação ao ano passado, o setor passou a diminuir as perdas e as quedas de dois dígitos registradas de abril a agosto passaram a um dígito (-2,6%) em setembro. Mesmo com esses resultados, o acumulado do ano está mostrando um recuo de 8,3% do em relação ao mesmo período do ano passado.

A Fecomércio-ES pontua que o setor estava tentando se recuperar do cenário econômico de instabilidade no país passado nos últimos anos quando veio a pandemia e agravou a situação. Para 2020 era esperado que o setor de serviços pudesse entrasse em rota de crescimento, mas as expectativas foram frustradas. De forma muito gradativa, o setor vai retomando o crescimento, mas ainda longe de recuperar as perdas acumuladas.

Resultados Setembro

Índice geral. O setor de serviços no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no mês de setembro em relação a agosto, com alta de 3,0%. Frente a setembro do ano passado houve queda de 2,6%. Os nove meses do ano acumulam uma perda de 8,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Desempenho por Grupos de Atividades. Em relação ao ano passado, apenas um grupo de atividade obteve desempenho positivo: Serviços de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (+6,7%).

Brasil. Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país cresceu pela quarta vez consecutiva com alta de 1,8% em relação ao agosto. Em relação ao mesmo mês em 2019, ainda apresentou uma queda de 7,2%. O acumulado no ano de janeiro a setembro também está negativo em 8,8%.

Unidades da Federação. Frente a setembro de 2019, 20 das 27 Unidades da Federação apresentaram resultados negativos, com destaque: Sergipe (-18,4%), Alagoas (-17,5%) e Bahia (16,7%).

Nota Técnica

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Acesse a análise completa elaborada pela economista da Fecomércio.

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