SESC/ES firma convênio com Ceasa/ES contra o desperdício de alimentos

A parceria busca padronizar o sistema de cadastramento das entidades beneficiadas, a partir de um único projeto, o “Mesa Brasil SESC-ES / Banco Ceasa-ES de Alimentos”
Ser solidário contra a fome e o desperdício de alimentos são as propostas do programa Mesa Brasil SESC/ES. Para intensificar as ações do projeto, o SESC/ES (Serviço Social do Comércio), assinou um convênio com a Ceasa/ES (Centrais de Abastecimento do Espírito Santo), no último dia 29, na sede da Fecomércio-ES.
A parceria busca unificar os projetos “Mesa Brasil SESC/ES” e “Ceasa sem desperdício”, que vão passar a atuar por meio de um único programa: o “Mesa Brasil SESC-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos”. A finalidade é, padronizar o cadastramento das entidades que serão beneficiadas com as doações.
O intuito é minimizar as questões da fome e do desperdício de alimentos, através da distribuição dos alimentos que não foram comercializados e que estão próprios para o consumo às instituições sociais cadastradas.
Para o presidente do Conselho Regional do SESC-ES, José Lino Sepulcri, a parceria é uma forma de garantir o destino correto de cerca de 65% dos alimentos produzidos no Brasil que vão para o lixo. “É com o objetivo de mudar essa realidade, com foco na solidariedade, que o Mesa Brasil Sesc atua em todo o país. Em 2012 foram arrecadados cerca de 1,8 milhões de toneladas de alimentos no Estado, e para este ano pretendemos ultrapassar os 2 milhões. Com a contribuição da Ceasa mais entidades serão beneficiadas”, diz Sepulcri, que destaca a futura ampliação do Mesa Brasil SESC-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos para o interior do Estado, nos municípios de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.
A união vai ajudar a desenvolver os trabalhos sociais, segundo o diretor regional do SESC -ES, Gutman Uchôa de Mendonça. “Dará continuidade a uma ação que veio para harmonizar as ações do SESC. A nossa entidade sem a Ceasa, e vice-versa, não seria possível realizar esse trabalho”, destaca.
O diretor presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi, diz que o trabalho unificado vai possibilitar uma gestão compartilhada. “Na grande Vitória e também no interior do Estado sabemos que são jgados no lixo toneladas de alimentos. O objetivo do convênio é justamente minimizar esse tipo de ação. Por isso, gostaria de agradecer ao José Lino Sepulcri por estreitar a parceria”, destaca.
Na ocasião, participaram da solenidade o diretor administrativo e financeiro da Ceasa/ES, Getúlio Darcy Curty Pires; o diretor do Sebrae-ES, Ruy Dias; a coordenadora do programa Mesa Brasil SESC/ES, Dilma de Lucema Gomes; o diretor técnico operacional da Ceasa, Carmo Zeitune, entre outros representantes.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.