Queda da intenção de consumo das famílias desacelera em setembro

A Intenção de Consumo das Famílias ficou praticamente estávelDESTAQUES A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória ficou praticamente estável em setembro com relação a agosto com uma variação negativa de apenas 0,3%;• Em relação ao mesmo mês em 2019 a variação foi positiva de 15,7%;• A segurança no Emprego Atual é o subíndice mais afetado nesses meses de crise e interfere diretamente na disposição de consumir das famílias;• Na passagem para setembro, três componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Compras a Prazo (+7,8%).ANÁLISE COMPLETAAs incertezas causadas pela crise da Pandemia do Coronavírus afetaram fortemente a confiança das famílias devido aos impactos, principalmente, no mercado de trabalho e na renda das pessoas.No entanto, em setembro observou-se uma desaceleração do ritmo de queda da intenção de consumo das famílias. Nesse contexto, assim como os consumidores começaram a perceber a crise que se instalava e refletir esse sentimento no índice por volta de junho, o retorno da confiança diante dos primeiros sinais positivos de recuperação deve começar a ser percebido nos próximos meses. Lembrando que a reação do mercado de trabalho formal capixaba foi em julho.O indicador em setembro ficou igual ao de janeiro de 2020, ou seja, a intenção de consumo está recomeçando o ano. Mesmo com queda, o valor em pontos apurado em setembro de 2020 é o melhor para o mês desde 2014.A Fecomércio-ES pontua que a intenção de consumo das famílias já parou de cair como vinha sendo visto nos meses de junho a agosto e acredita que o indicador deverá reagir melhor nas próximas pesquisas. Especialmente pelo início da recuperação do mercado de trabalho formal, já que a segurança no Emprego atual é o subíndice mais afetado nesses meses de crise e interfere diretamente na disposição de consumir das famílias.Resultados Setembro 2020Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória ficou praticamente estável em setembro com relação a agosto com uma variação negativa de apenas 0,3% e marcando 71,9 pontos. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 15,7%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.Resultados por componentes. Na passagem para setembro, três componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Compras a Prazo (+7,8%).Emprego. O Emprego Atual é o subíndice mais impactado negativamente em setembro tanto em relação ao mês anterior (-6,0%) quanto frente ao ano passado (-12,2%) e passou à zona de pessimismo em agosto (90,9 pontos). Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. No entanto, a avaliação das Perspectivas Profissionais mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses avançando 6,4% frente ao mês anterior e 103,8% frente o ano passado, marcando 72,9 pontos.Consumo. O Nível de Consumo Atual caiu 3,7% em setembro frente a agosto, mas se manteve 1,0% melhor que no ano passado, com 46,8 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve queda de 3,6% na comparação mensal e cresceu 62,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 73,2 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 5,6% contra o mês anterior, mas ficou 7,6% maior em relação ao mesmo mês em 2019, com 84,9 pontos.Compras a Prazo.na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, subiu 7,8% frente ao mês anterior e avançou 10,9% frente a setembro de 2019, ficando com 92,1 pontos. O Momento para Duráveis teve alta de 7,2% frente ao mês anterior e se manteve estável (0,0%) em relação ao ano passado, marcando 42,4 pontos.Intenção de Consumo por Renda FamiliarPor faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., estão semelhantes no índice geral, porém diversificando nas avaliações para cada subíndice.BrasilA ICF apurada para o Brasil voltou a crescer em setembro, depois de cinco retrações consecutivas. A variação positiva foi de 1,3%, atingindo 67,6 pontos. Em comparação com o mesmo mês de 2019, ainda mostrou recuo de 26,9%.Nota TécnicaOs dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.Imagem: Freepik – Banco de imagem

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