Perspectiva de melhora profissional retoma a confiança do consumidor

O alívio pontual da inflação, a facilidade na aquisição de crédito e principalmente a perspectiva profissional alimentaram uma evolução da confiança das famílias em setembro, que registrou alta de 2,7%, diz a Fecomércio-ES

Segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as famílias da Grande Vitória estão mais dispostas a consumir em setembro. O indicador apresentou alta de 2,7% este mês, frente a agosto. O índice chegou a 123,6 pontos, enquanto em agosto marcava 120,4 pontos.

Em relação ao emprego, os entrevistados estão receosos. O índice registrou 123 pontos em setembro, um recuo de 4,9% se comparado a agosto. Já em relação à perspectiva profissional nos próximos seis meses, o cenário é mais otimista. O indicador disparou em setembro com um avanço de 22,8% frente ao mês anterior, e passou de 116,7 para 143,3 pontos.

“O alívio pontual da inflação, a facilidade na aquisição de crédito e principalmente a perspectiva profissional alimentaram uma evolução da confiança das famílias em setembro. Mas, o fraco otimismo quanto ao emprego atual e a renda mantiveram a intenção de consumo em um patamar ainda tímido”, ressalta o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Comparando com o ano passado, está mais fácil adquirir crédito para comprar a prazo. Foram 66,5% das famílias que consideraram mais fácil obter crédito, fazendo o índice avançar 14,1%, chegando a 148,1 pontos. Com a facilidade na aquisição de crédito, as famílias consideram também que esse seja um bom momento para compra de duráveis. O indicador avançou 21,7% em setembro.

Consumo

Em contra ponto, o índice de consumo atual retraiu 7,1%. Cerca de 40% das famílias afirmaram que estão comprando menos se comparados ao mesmo período do ano anterior, e 34,2% estão comprando igual. A perspectiva de consumo também caiu, quando o índice passou para 118,8 pontos, uma queda de 6,8%.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter