Mulheres movimentam o mercado de cosméticos
Este ano, elas serão responsáveis por movimentar R$ 717 bilhões na economia. Para a Fecomércio-ES esse crescimento expressivo cria a oportunidade de alavancar o mercado para produtos específicos para elas.
Os produtos de beleza tornaram-se itens de primeira necessidade para as mulheres brasileiras. Em 2012, a venda de perfumes, maquiagens, cremes, filtros solares, esmaltes, desodorantes e tintas para cabelo devem mover cerca de R$ 36,2 bilhões, segundo estimativa do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Isso significa um número quase seis vezes maior do que o crescimento da economia do país.
Nos últimos anos, as mulheres ganharam mais importância no mercado e assumiram um papel decisivo na renda das famílias. Este ano, elas serão responsáveis por movimentar R$ 717 bilhões na economia.
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, as mulheres têm mostrado alta no potencial econômico. “É notório o avanço das mulheres no mercado de trabalho e no potencial de consumo. Esse crescimento expressivo cria a oportunidade de alavancar o mercado para produtos específicos para mulheres,” afirma.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica, José Antonio Pupim, proprietário da Mariah Cosméticos e há 32 anos no setor de cosméticos, a participação da mulher no mercado de trabalho reflete diretamente no aumento do consumo dos cosméticos. “Os cosméticos são responsáveis por uma grande parte da economia do país por se tratar de um setor pouco vulnerável as crises. Além disso, a participação da mulher no mercado de trabalho aumentou o movimento nesse setor junto com as oportunidades para a classe C, que hoje é a maior consumidora de cosméticos”, destaca Pupim.
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