Mercado de cosméticos em ascensão no país
As facilidades de pagamento, o acesso ao comércio eletrônico e a nova classe C contribuíram para o crescimento do mercado
O mercado de perfumes vem crescendo no Brasil. Em 2010 o país teve o maior mercado do setor, ultrapassando os Estados Unidos. Segundo a pesquisa da consultoria Euromonitor, a receita no Brasil chegou a US$ 6 bilhões em 2010, representando uma alta de 33% em relação ao ano anterior. Já os Estados Unidos somaram US$ 5,3 bilhões.
Para José Lino Sepulcri, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a ampliação da nova classe média também foi um grande propulsor do mercado. “Com a entrada da nova classe C no mercado de perfumaria houve a massificação do consumo, tornando o Brasil o líder neste segmento. O mercado deve registrar um crescimento ainda maior este ano”, destaca.
Além disso, os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a vaidade e o bem estar. As facilidades nas formas de pagamento e o maior acesso ao meio de comércio eletrônico também são um novo atrativo, assim como a entrada da classe C e D como potenciais consumidores de produtos de perfumaria.
Para José Antônio Pupim, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica, o mercado de perfumaria está em pleno desenvolvimento. “Esse é um mercado promissor, observamos crescimento tanto no mercado brasileiro, como aqui no Espírito Santo. A expectativa agora é que esse seja o segmento com melhores vendas no Dia dos Namorados”, ressaltou Pupim, já que as datas comemorativas aquecem o mercado e impulsionam as vendas.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.