Medalha Américo Buaiz
O governador Paulo Hartung e o presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando de Figueiredo Campos, foram os primeiros empreendedores a receberem a medalha Américo Buaiz, nesta quarta-feira (14). O evento foi realizado no Centro de Convenções de Vitória ereuniu representações políticas, empresariais e a sociedade.
A comenda é uma honraria concedida pela ONG Espírito Santo em Ação, que reúne e representa a classe empresarial do Estado. Ela tem como objetivo contemplar os empreendedores do setor público e privado que mais se destacaram na contribuição para o desenvolvimento sustentável do Estado e para a qualidade de vida da população.
O desenho da medalha é uma criação exclusiva da artista plástica capixaba Ana Paula Castro, que trabalhou com imagens do empresário Américo Buaiz e da baía de Vitória, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.
A escolha dos empreendedores foi feita pelo Conselho Deliberativo da ONG, sendo indicada pelo Conselho Operacional da organização. As ações de destaque desenvolvidas são avaliadas dentro do período de um ano. Em anos eleitorais, não será permitida a participação de indicados que estejam concorrendo a cargos públicos.
Por que Américo Buaiz?
O pioneirismo faz parte da história do capixaba Américo Buaiz. Em 1954, o empresário reuniu um grupo de comerciantes para formar os primeiros sindicatos que deram vida à Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo – Fecomércio-ES. Quatro anos mais tarde, em 1958, Buaiz foi o responsável pela fundação da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes.
Américo Buaiz presidiu a Findes entre 1958 e 1968 e foi responsável também pela criação da Câmara de Comércio Americana – AMCHAM, entre outras instituições. Buaiz foi diretor do Sesc, do Senac, do Sesi e do Senai e integrou a Confederação Nacional da Indústria – CNI, e o Conselho Rodoviário do Espírito Santo.
Maiores detalhes em Leia a matéria na íntegra