Interesse de brasileiros por viagens

Por: Câmara Empresarial de Turismo e Assessoria Econômica da Fecomércio-ES

A primeira Pesquisa Sondagem do Consumidor do ano – Intenção de Viagem de 2017 – realizada em janeiro em grandes cidades brasileiras revela que 22,7% das famílias brasileiras têm a expectativa de consumir os serviços relacionados ao turismo. A pesquisa, realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), refere-se à perspectiva de intenção de brasileiros de viajar num horizonte de 6 meses. Na comparação entre janeiro de 2017 e o mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 3,6 pontos percentuais. Já se comparado o índice atual com o apurado em dezembro de 2016, o percentual das intenções de viagem apresentou queda. Desde agosto de 2016 o índice apresentava tendência de crescimento chegando a 29% em dezembro do mesmo ano, caindo 6,3 pontos percentuais em janeiro de 2017, quando obteve 22,7%.

Os resultados mostram também que 79,9% dos interessados em viajar irão optar por destinos turísticos nacionais, resultado menor que o mesmo mês do ano anterior, quando registrou 81,7%. A pesquisa revela ainda que 48% dos que pretendem viajar desejam ir para a região nordeste como destino. A região Sudeste, aparece em segundo lugar na intenção com 26,2%, das declarações, na pesquisa anterior a região aparecia em terceiro lugar. E cerca de 19% desejam viajar para o Sul.

Observa-se, ainda, na Pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem de 2017 que o índice de interessados em adquirir “Destinos turísticos internacionais” aumentou para 19,5% enquanto em janeiro de 2016 o número era de 15,1% das intenções, o que pode ser reflexo do recuo do câmbio além de vantagens e de promoções de companhias aéreas internacionais.

Comentários:

Apesar do crescimento não ter tido continuidade no primeiro mês de 2017, a intenção de viagem foi maior que no mesmo mês do ano passado. Cabe ressaltar ainda que janeiro, historicamente, possui um efeito sazonal, na qual as intenções de viagem para os próximos meses caem em relação ao último mês do ano.

A pesquisa de intenção de viagem reflete o comportamento para todo o Brasil e refere-se a um dos vários aspectos compreendidos pela atividade turística. Diante disso, vale destacar que o Índice de Atividade Turística (IATUR) medido pelo IBGE, que representa a movimentação das atividades turísticas no país, cresceu 3,1% em dezembro em relação a novembro. O índice também cresceu em relação ao mesmo mês do ano anterior na ordem de 0,7%. No entanto, no acumulado do ano fechou 2016 com uma queda de 2,6% em relação a 2015.

No Espírito Santo, o IATUR recuou 3,4% em dezembro em relação a novembro, depois de um crescimento de 3,9% em novembro em relação a outubro. Contra dezembro de 2015 a retração foi de 5,8%. No fechamento do ano de 2016 a retração foi de 7,7% ante 2015.

Observa-se que as melhorias ainda são pontuais para o país e, ainda, não significam uma retomada. No Espírito Santo os números são reflexos da crise na renda gerada pelas condições do mercado de trabalho ainda desfavoráveis e a baixa intenção de consumo (geral) das famílias. O desastre da Mineradora Samarco e a seca (que atingiu vários municípios importantes do Estado) que impactaram negativamente as viagens; e o ano Olímpico em que foram restringidos os números de eventos realizados, quando os investimentos foram concentrados em torno do evento esportivo e as viagens, a lazer ou a negócios, foram redirecionadas e reduzidas.

Expediente:

José Lino Sepulcri

Presidente Sistema Fecomércio-ES

Gutman Uchôa de Mendonça

Coordenador Câmara Empresarial de Turismo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter