Intenção de consumo das famílias volta a subir em outubro
A ICF apurada em outubro de 2020 é a melhor para o mês desde 2014
DESTAQUES
• A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória subiu 3,2% em outubro frente a setembro, marcando 74,2 pontos;
• Em relação ao mesmo mês em 2019 a variação foi positiva de 15,6%;
• A segurança no Emprego Atual é o subíndice mais afetado nesses meses de crise e interfere diretamente na disposição de consumir das famílias;
• Esse subíndice teve queda de 4,0% em relação ao mês anterior e 16,3% frente ao mesmo mês do ano passado;
• Na passagem para outubro, cinco dos sete componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Momento para Duráveis (+12,2%).
ANÁLISE COMPLETA
Após quedas sucessivas desde maio de 2020, provocadas pela crise da Pandemia do Coronavírus, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES voltou a crescer em outubro. Embora esteja no nível pessimista do índice, observou-se o um início de reação do índice perante a crise.
Cabe destacar que desde 2015 a ICF não atinge o patamar de otimismo, ou seja, se mantém oscilando abaixo dos 100 pontos. Ao final de 2019 e início de 2020 havia imprimido uma rota de crescimento atingindo o maior valor em pontos desde então, em maio de 2020 (88,2 pontos).
Mas as incertezas causadas pela crise da Pandemia do Coronavírus afetaram fortemente a confiança das famílias devido aos impactos, principalmente, no mercado de trabalho e na renda e a ICF voltou a cair após maio. Mesmo com esse impacto negativo, a média anual do índice está em torno de 70 pontos em 2020, nada comparado à média de 2018 de 47 pontos e a de 2019 de 55 pontos. O valor em pontos apurado em outubro de 2020 é o melhor para o mês desde 2014.
A Fecomércio-ES avalia que a intenção de consumo das famílias está reagindo e mesmo com o recuo provocado pela crise, a queda registrada não se compara aos anos anteriores. A recuperação do mercado de trabalho formal, já que o sentimento das pessoas em relação à segurança no Emprego atual foi o subíndice mais afetado nesse período, tem papel fundamental e interfere diretamente na disposição de consumir das famílias.
Resultados Outubro 2020
Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória subiu em outubro frente a setembro, mostrando crescimento de 3,2% e marcando 74,2 pontos. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 15,6%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.
Resultados por componentes. Na passagem para outubro, cinco componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Momento para Duráveis (+12,2%).
Emprego. O Emprego Atual é o subíndice mais impactado negativamente em outubro tanto em relação ao mês anterior (-4,0%) quanto frente ao ano passado (-16,3%) e continuou na zona de pessimismo com 87,3 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. No entanto, a avaliação das Perspectivas Profissionais mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses avançando 3,1% frente ao mês anterior e 100,9% frente o ano passado, marcando 75,2 pontos.
Consumo. O Nível de Consumo Atual subiu 10,4% em outubro frente a setembro e 6,4% melhor que no ano passado, com 51,6 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 8,3% na comparação mensal e cresceu 70,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 79,3 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.
Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 3,5% contra o mês anterior, mas ficou 1,4% maior em relação ao mesmo mês em 2019, com 81,9 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, subiu 4,7% frente ao mês anterior e avançou 12,3% frente a outubro de 2019, ficando com 96,4 pontos. O Momento para Duráveis teve alta de 12,2% frente ao mês anterior e de 4,2% em relação ao ano passado, marcando 47,6 pontos.
Intenção de Consumo por Renda Familiar
Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., estão semelhantes no índice geral, porém diversificando nas avaliações para cada subíndice.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil cresceu pela segunda vez seguida em outubro. A variação positiva foi de 0,9%, atingindo 68,7 pontos. Em comparação com o mesmo mês de 2019, ainda mostrou recuo de 26,4%.
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.