Intenção de consumo das famílias volta a recuar em março
Os componentes da pesquisa relacionadas ao mercado de trabalho e empregos contribuírampara a retração de -0,9%
As famílias capixabas continuam menos dispostas ao consumo em março. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) registrou, pelo terceiro mês consecutivo, queda de -0,9% em março, totalizando -1,0 ponto em comparação com fevereiro.
Atentos ao consumo, as famílias da Grande Vitória buscam conter os gastos. “O maior comprometimento da renda no início do ano com gastos relacionados a transporte, moradia, educação e outros fatores influenciou para mais uma queda na intenção do consumo, mas a expectativa é de que nos próximos meses retomem o consumo”, frisou o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
Em março, as famílias estão mais confiantes em relação ao emprego. O componente registrou 135,5 pontos ante a 133,9 pontos em fevereiro. Mas, a perspectiva profissional e a situação de renda recuaram, apresentando, respectivamente, 118,8 pontos e 127,1 pontos, contribuindo para queda no resultado final da confiança das famílias. No acesso ao crédito, que verifica se está mais fácil ou não adquirir, houve recuou, registrando 119,2 pontos ante a 133,2 pontos.
Consumo
Na análise quanto o consumo os índices são otimistas. O consumo atual expandiu de 84,1 pontos em fevereiro para 89,5 pontos neste mês. As famílias capixabas estão mais dispostas ao consumo, é o que revela o item perspectiva de consumo que registrou 118,6 pontos em março ante a 99,7 pontos no mês passado.
O momento da economia propiciou para o consumo de bens duráveis, registrou alta, passando de 102,4 pontos em fevereiro para 105,2 em março.
“O desempenho da economia, ainda que moderado, a satisfação das famílias com o consumo e maior número de datas comemorativas nos meses que sucedem, devem contribuir para elevar a intenção de consumo das famílias”, destaca Sepulcri.
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