Intenção de consumo das famílias registra terceira queda em agosto

A crise freou uma recuperação que começava a ser desenhada no início do anoDESTAQUES A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória registrou queda de 6,8% na passagem de julho para agosto;• Em relação ao mesmo mês em 2019 a variação ainda foi positiva de 21,4%, devido à baixa base de comparação;• Todos os componentes obtiveram variação negativa frente ao mês anterior, com destaque para queda no Nível de Consumo Atual (-15,7%);• Em relação ao ano passado cinco dos sete componentes do índice continuaram melhores.ANÁLISE COMPLETAA confiança do consumidor foi muito afetada pelo alongamento da crise causada pela Pandemia do Coronavírus, que impactou fortemente o mercado de trabalho, a renda das pessoas e continua gerando muitas incertezas.O índice de intenção de consumo das famílias vinha em uma trajetória de recuperação desde 2019 e foi paralisada em maio de 2020, quando os consumidores começaram a perceber a crise que se instalava, e voltou a cair. O indicador em agosto retornou aos níveis de janeiro de 2020, ou seja, em termos de intenção de consumo, regrediu-se oito meses. Mesmo com queda, o valor em pontos apurado em agosto de 2020 é o melhor para o mês desde 2015.A Fecomércio-ES avalia que o indicador ainda mostra a cautela das famílias em consumir, mas é provável que passe a registrar crescimento a partir de setembro ou outubro. Mesmo ainda não revertendo a curva de queda em agosto, já há um sentimento de melhora na confiança dos consumidores que está sendo refletido nos indicadores de vendas. A reabertura mais ampla das atividades econômicas com a desaceleração das perdas do mercado de trabalho tem contribuído para a melhoria da percepção das famílias e da disposição a consumir.Resultados Agosto 2020Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória registrou queda em agosto em relação a julho ficando 6,8% menor e atingindo 72,1 pontos. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 21,4%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.Resultados por componentes. Na passagem para agosto, todos os componentes obtiveram variação negativa, com destaque para queda no Nível de Consumo Atual (-15,7%).Emprego. O Emprego Atual é o mais bem avaliado entre os componentes do ICF, mas passou à zona de pessimismo do índice (abaixo de 100 pontos). Esse subíndice teve queda de 8,4% em relação ao mês anterior e de 4,0% em relação ao ano passado, marcando 96,6 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses e recuou 1,8% frente ao mês anterior, mas variou positivamente 109,2% frente o ano passado, marcando 68,5 pontos.Consumo. O Nível de Consumo Atual caiu 15,7% em agosto frente a julho, mas se manteve 13,1% melhor que no ano passado, com 48,6 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve queda de 9,5% na comparação mensal e cresceu 77,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 75,9 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 7,4% contra o mês anterior, mas ficou 16,9% em relação ao mesmo mês em 2019, atingindo 89,9 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, caiu 0,2% frente ao mês anterior e avançou 6,9% frente a agosto de 2019, ficando com 85,4 pontos. A Compra de Duráveis teve queda de 4,8% frente ao mês anterior e de 0,4% em relação ao ano passado, marcando 39,6 pontos.Intenção de Consumo por Renda FamiliarPor faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., mostrou que o primeiro grupo de famílias tem diminuído o pessimismo com as avaliações.BrasilA ICF apurada para o Brasil registrou quinta retração consecutiva em agosto (-0,2%) permanecendo estável na pontuação em 66,2 pontos. A queda na comparação mensal, contudo, é a menos intensa registrada nos últimos cinco meses. Em comparação com o mesmo mês de 2019, o recuo foi de 27,6%.Nota TécnicaOs dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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