Intenção de Consumo das Famílias na Grande Vitória, julho 2011
Otimismo do consumidor capixaba permanece estável
Índice ICF da Fecomércio-ES registrou variação negativa de 0,3% no mês de julho em relação ao mês anterior.
O otimismo do consumidor capixaba fica estável em julho. Segundo o índice Intenção de Consumo da Família (ICF), divulgado pela Fecomércio-ES, a intenção de consumo dos consumidores na Grande Vitória registrou variação de 0,3% no mês de julho, na comparação com o mês anterior,em 122,6 pontos.
Apesar da queda, o índice permanece acima do nível de indiferença igual a 100, refletindo otimismo entre as famílias. Em relação a julho de 2010, quando atingiu 131,9 pontos, houve uma queda de 7%, o que pode ser explicado pelo fato de que, naquele ano, o comércio registrou o maior crescimento nas vendas dos últimos tempos.
Numa escala que varia de 0 a 200 pontos, apenas três itens apresentaram variações positivas. Emprego atual saltou dos 130,0, em junho, para 131,8 pontos em julho, nível de consumo atual registrou 93,6 ante 96,3.
Já o nível perspectivas de consumo passou de 112,4 para 117,7, registrando alta de 4,7%, fato esse sustentado pela segurança do mercado de trabalho. De janeiro a junho deste ano, o Espírito Santo tem um saldo positivo de quase 25 mil postos de trabalho.
Apesar de estar mais satisfeito e seguro no emprego atual, a avaliação sobre uma melhora profissional para os próximos meses teve queda de 3,4%. Em comparação com o ano passado, a satisfação das famílias com a renda familiar atual e com o acesso ao crédito caiu.
“Esse movimento é resultado do maior sentimento das famílias sobre o efeito das pressões inflacionárias e aumento dos juros. O consumidor está mais cauteloso, colocando o pé no freio”, afirma opresidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
JUN/11 | JUL/11 | % | |
123,0 | 122,6 | -0,3 | |
Emprego Atual | 130,0 | 131,8 | +1,4 |
Perspectiva Profissional | 131,6 | 127,1 | -3,4 |
Renda Atual | 140,8 | 137,3 | -2,5 |
Compra a prazo/Acesso ao crédito | 136,0 | 132,8 | -2,3 |
Nível de Consumo Atual | 93,6 | 96,3 | +2,8 |
Perspectiva de Consumo | 112,4 | 117,7 | +4,7 |
Momento para Duráveis | 116,6 | 115,1 | -1,3 |