Intenção de consumo das famílias de Vitória tem alta em fevereiro, mas permanece em nível baixo

Fevereiro 2018. A intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou crescimento de 5,0% em fevereiro em relação a janeiro, registrando 38,9 pontos. Mas na comparação com o mesmo mês do ano anterior o indicador ainda apresentou recuo significativo de 31,9%. Os resultados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, divulgada pela Fecomércio-ES.

Na comparação com o mês anterior todos os componentes do índice apresentaram variação positiva, com destaque para a avaliação do Nível de Consumo Atual e das Perspectivas de Consumo, ambos com crescimento de 12,8% frente a janeiro. Entretanto, a intenção de consumo continua no patamar de insatisfação, permanecendo abaixo de 100 pontos. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.

Emprego

No mês fevereiro, o componente que avalia o Emprego Atual cresceu 3,2% em relação ao mês anterior e foi o único componente a apresentar crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse indicador sinaliza o quão seguro o entrevistado se sente em relação ao emprego atual e continuou sendo o que possui a melhor avaliação entre os itens pesquisados, com 98,5 pontos. Já o componente das Perspectivas Profissionais cresceu 7,5% em relação a janeiro, mas permanece com o mais baixo valor em pontos (12,0 pontos). Esse indicador mostra a expectativa do entrevistado sobre uma melhoria profissional nos próximos meses.

Consumo

Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram as maiores altas no mês de fevereiro frente a janeiro, mas continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual cresceu 12,8%, marcando 16,8 pontos. Nesse item as famílias analisam seu consumo no tempo, ou seja, se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior.

A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com alta de 12,8%, mas registrando tímidos 20,3 pontos. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.

Renda e crédito

A avaliação da Renda Atual cresceu 1,5% em relação ao mês anterior marcando a 54,1 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 3,6% e obteve 48,1 pontos. Já a compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, teve alta de 11,6% frente ao mês anterior.

Análise por Renda Familiar

Analisando a situação da intenção de consumo por faixa de renda familiar entre as que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m. observa-se que as famílias de mais baixa renda são as que possuem as menores perspectivas de consumir atualmente e nos próximos meses. Para essa faixa de renda, as avaliações de todos os componentes estão abaixo de 100 pontos, ou seja, no patamar de pessimismo, o que tem puxado o índice geral para a pontuação mais baixa.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias (PEIC) de Vitória, divulgada pela Fecomércio-ES, mostrou que essas são as famílias que se encontram em maior grau de endividamento e inadimplência, o que interfere diretamente na percepção da capacidade de consumo atual e futuro.

Brasil

Enquanto isso, a ICF apurada para o Brasil em fevereiro alcançou 87,1 pontos, representando um crescimento de 4,2% em relação ao mês anterior e de 13,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Comentários

Os resultados de fevereiro deram um fôlego na sequência de quedas da intenção de consumo das famílias de Vitória. No entanto, isso não significa retomada, mesmo porque o indicador se encontra no patamar de pessimismo para o consumo.

Apesar do comportamento favorável da inflação e dos juros, a recomposição da renda da família vai um pouco mais além. Especialmente para as famílias de menor renda, a perda dos empregos de parte de seus integrantes teve maior peso na estrutura de renda do grupo familiar. O endividamento e a inadimplência em patamares elevados também são fatores que também afetam diretamente a percepção da capacidade de consumir.

Nesse contexto, o resultado do mercado de trabalho é, sem dúvida, o principal desafio na busca pela retomada do consumo. Os dados mostram melhorias no cenário estadual, mas as perdas foram grandes e a recuperação ainda é lenta. Apesar de demonstrarem mais segurança no emprego atual, a falta de perspectivas de melhoria profissional vem influenciando a disposição do das famílias em consumir.

Nota Técnica

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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