Intenção de consumo das famílias de Vitória sobe pelo quinto mês consecutivo

Em
crescimento desde junho, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória
avançou mais uma vez na comparação mensal. O indicador teve alta de 4,8% na
passagem de setembro para outubro, registrando 86,3 pontos, o número mais alto
desde janeiro de 2021. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta é de 19,2%.
A Federação
do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES)
avalia que as famílias estão se sentindo mais confiantes e, portanto, mais
dispostas a consumir. E a tendência de alta da intenção de consumo deve se
manter nos próximos meses, promovendo um fechamento de ano bastante positivo
para o comércio em 2022.
A maior
segurança no emprego atual e as perspectivas de melhoria profissional nos
próximos meses são motivos que tornam os consumidores mais confiantes. Esses
dois subíndices da pesquisa estão no nível de satisfação, acima de 100 pontos
(confira a tabela abaixo). O resultado é o segundo melhor registrado na série
histórica desde abril de 2015. A maior disposição ao consumo também pode ser
explicada pelo efeito da desaceleração da inflação e pelos programas de suporte
à renda.
Endividamento
O ponto de
atenção fica por conta do endividamento e da inadimplência das famílias, que
devem ser acompanhados de perto nesse contexto.
A pesquisa
ICF é realizada com cerca de 500 famílias residentes em Vitória. O tratamento e
a análise dos dados são feitos pela Gerência de Projetos da Fecomércio-ES, por
meio da Assessoria Econômica.
Os
resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores em termos
de emprego, renda e capacidade de consumo. O índice varia de 0 a 200 pontos.
Abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação e acima de 100,
satisfação.
A intenção
de consumo oscila no nível de insatisfação, abaixo de 100 pontos, desde
fevereiro de 2015. As piores marcas da série histórica foram em 2017 (média
anual de 45,3 pontos) e em 2018 (média anual de 47 pontos).
Os dados da
ICF em âmbito nacional são apurados pela Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Subíndices
Todos os
sete subíndices pesquisados cresceram tanto na comparação com o mês anterior,
quanto frente ao mesmo mês em 2021. Os destaques mensais foram para o Momento
para duráveis (+12,6%) e o Nível de Consumo Atual (+8,9%). Na variação anual,
os destaques foram as Perspectivas de Consumo (+27,2%) e o Emprego Atual
(+27,1%).
Resultado geral e subíndices
Atividades | Out/22 x Set/22 | Out/22 x Out/21 | Índice em pontos |
Brasil | +2,1% | +18,9% | 87,0 |
Espírito Santo | +4,8% | +19,2% | 86,3 |
Emprego atual | 3,7% | 27,1% | 116,2 |
Perspectivas profissionais | 3,2% | 8,2% | 100,7 |
Renda atual | 4,6% | 15,6% | 86,8 |
Compra a prazo (acesso ao crédito) | 0,3% | 17,1% | 97,3 |
Nível de consumo atual | 8,9% | 21,4% | 67,2 |
Perspectivas de consumo | 7,1% | 27,2% | 99,0 |
Momento para duráveis | 12,6% | 19,3% | 37,0 |
Fonte: Pesquisa Direta
CNC.
Elaboração: Assessoria
Econômica Fecomércio-ES.
Brasil
A intenção
de consumo das famílias apurada para o Brasil marcou 87,0 pontos, com alta
mensal de 2,1%, o nono crescimento consecutivo. Em comparação com o mesmo mês
de 2021, a alta foi de 18,9%.