Intenção de consumo das famílias de vitória segue em crescimento

Entretanto, o indicador ainda
mostra insatisfação com o patamar de consumo atual

A intenção do consumo
das famílias em Vitória tem apresentado crescimentos consecutivos desde janeiro
de 2019. O indicador marcou 55,8 pontos em julho com alta de 6,3% em relação ao
mês anterior. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 9,2%.

O indicador,
entretanto, permanece no nível de insatisfação (abaixo de 100 pontos). Isso
significa que as famílias estão mais dispostas a consumir que antes, porém
ainda não estão satisfeitas com o patamar de consumo que se encontram.

Os dados são da
Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), análise realizada pela
assessoria econômica da Fecomércio, com base na pesquisa realizada pela
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice
varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100
indiferença e 200 satisfação total em consumir.

Analisando por faixa de
renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem
rendimento de até 10 salários mínimos mostrou que o grupo tem diminuído o
pessimismo com as avaliações, enquanto aquelas com rendimento acima de 10
salários apontaram recuo no otimismo de consumo, ficando abaixo dos 100 pontos.

Na avaliação do
presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, assim como a recuperação lenta
dos empregos e da economia, o indicador está se recuperando morosamente. “Se
por um lado, os empresários estão aguardando um melhor ambiente para investir,
por outro, as famílias ajustaram seus gastos e esperam a melhoria do mercado de
trabalho para aumentar o consumo”, destaca.

Em comparação com o ano
passado, cinco dos sete sub índices da pesquisa apresentaram avanços, sendo a
Perspectiva Profissional, componente que mostra a expectativa de uma melhoria
profissional, obteve a maior alta, 74,0%, para os próximos meses.

Brasil

A ICF apurada para o
Brasil obteve queda de 1,7% em julho de 2019 em relação a junho, marcando 89,8
pontos. Na comparação ao mesmo período do ano anterior avançou 5,5%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de
Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e
disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus
estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem
sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um
indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A
pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de
Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria
Econômica da Fecomércio-ES.

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