Intenção de Consumo das Famílias de Vitória registra retração de 4,6% em abril

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 17,6%

A intenção de consumo das famílias de Vitória voltou a registrar queda em abril, retraindo 4,6% em relação a março, como mostra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Na comparação anual, ou seja, com o mês de abril de 2016, o recuo foi de 17,6%.

Desde março de 2015, o índice se encontra no patamar de insatisfação, abaixo de 100 pontos, e havia ensaiado um avanço nos dois primeiros meses de 2017. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) varia de 0 a 200 pontos, onde 0 significa insatisfação total e 200 significa satisfação total em consumir.

A maior parte dos componentes apresentaram variações negativas no mês de abril em relação ao anterior. As exceções foram avaliação sobre o emprego atual, que cresceu 1,6%, e avaliação sobre as compras a prazo, que cresceu 0,5%. O que mais influenciou negativamente o índice geral foi a avaliação sobre o momento para a compra de duráveis, que caiu 21,1% em relação a março, marcando 29,7 pontos.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, um ponto a ser considerado é que o endividamento das famílias está alto e a inadimplência, por sua vez, registrou o maior nível de toda a série histórica – iniciada em 2010 – em março, atingindo 41,2% das famílias de Vitória (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor –PEIC, divulgada pela Fecomércio-ES). “Esse resultado reflete diretamente na análise do consumidor sobre sua renda e capacidade de consumir”, comenta Sepulcri.

Emprego

A avaliação sobre o emprego atual é o componente que possui a melhor avaliação entre todos os pesquisados, com 98,7 pontos. E apesar de ainda se encontrar no nível de insatisfação, apresentou um crescimento de 1,6% em relação ao mês anterior e 2,7% em relação a abril do ano passado.

Já o componente das perspectivas profissionais, que mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses, apresentou recuo de 6,3% em relação ao mês anterior e segue com pontuação baixa, 33,6 pontos.

Consumo

Apesar da avaliação na segurança do emprego atual ter melhorado, a avaliação sobre o Nível de Consumo Atual apresentou recuo de 11,2% na passagem de março para abril, registrando 29,3 pontos, o que significa insatisfação em termos de capacidade de consumo.

As Perspectivas de Consumo para os próximos seis meses também apresentaram recuo na comparação mensal, obtendo 30,7 pontos.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Linhares, Ilson Alves Pessoa, a situação econômica e política instável do país ainda é o grande motivo para a falta de consumo das famílias capixabas. Entretanto, Ilson enxerga na liberação de recursos de contas inativas do FGTS uma possível melhora no cenário. “Mesmo assim, e com a queda na taxa de juros e inflação, o retorno das famílias às compras acontecerá de forma muito gradual”, explica.Download Pesquisa ICF: abril 2017.Download Análise Assessoria Econômica da Fecomércio-ES: abril 2017.

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