Intenção de consumo das famílias de Vitória registra crescimento em março

Novo avanço no índice ainda não significa retomada no consumo pelos capixabas na capital do Espírito Santo

Intenção de Consumo das Famílias – ICF – CNC/FECOMÉRCIO-ES

Março 2018. A intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou crescimento de 6,1% em março em relação a fevereiro, registrando 41,2 pontos. Mas na comparação com o mesmo mês do ano anterior o indicador ainda apresentou recuo significativo de 21,9%. Os resultados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, divulgada pela Fecomércio-ES.

Na comparação com o mês anterior todos os componentes do índice apresentaram variação positiva, com destaque para a avaliação do Nível de Consumo Atual e Momento para Duráveis, ambos com crescimento de 16,8% frente a fevereiro. No entanto, na comparação com o ano passado, os índices ainda estão bem inferiores e, de forma geral, a intenção de consumo continua no patamar de insatisfação, permanecendo abaixo de 100 pontos. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.

Emprego. No mês março o componente que avalia o Emprego Atual cresceu 3,8% em relação ao mês anterior e foi o único componente a apresentar crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior (+5,2%). Esse indicador sinaliza o quão seguro o entrevistado se sente em relação ao emprego atual e continuou sendo o que possui a melhor avaliação entre os itens pesquisados, com 102,2 pontos. Já o componente das Perspectivas Profissionais cresceu 9,9% em relação a fevereiro, mas permanece com o mais baixo valor em pontos (13,1 pontos). Esse indicador mostra a expectativa do entrevistado sobre uma melhoria profissional nos próximos meses.

Consumo. Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram as maiores altas no mês de março frente a fevereiro, mas continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual cresceu 16,8%, marcando 19,6 pontos. Nesse item as famílias analisam seu consumo no tempo, ou seja, se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior.

A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com alta de 12,5%, mas registrando tímidos 22,9 pontos. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.

Renda e crédito. A avaliação da Renda Atual cresceu 1,4% em relação ao mês anterior marcando a 54,9 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 3,4% e obteve 49,7 pontos. Já a compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, teve alta de 16,8% frente ao mês anterior.

Análise por Renda Familiar

Analisando a situação da intenção de consumo por faixa de renda familiar entre as que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m. observa-se que as famílias de mais baixa renda são as que possuem as menores perspectivas de consumir atualmente e nos próximos meses. Para essa faixa de renda, as avaliações da maior parte dos componentes (exceto Emprego atual) estão abaixo de 100 pontos, ou seja, no patamar de pessimismo, o que tem puxado o índice geral para baixo.

Brasil

Enquanto isso, a ICF apurada para o Brasil em março alcançou 88,0 pontos, representando um crescimento de 1,1% em relação ao mês anterior e de 12,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Comentários

Com o segundo resultado positivo consecutivo, o resultado de março deu continuidade a uma sequência de crescimentos da intenção de consumo das famílias de Vitória. No entanto, com um indicador em patamar muito baixo ainda não se pode dizer em retomada do consumo.

Apesar do comportamento favorável da inflação e dos juros, a recomposição da renda da família vai além. Especialmente para as famílias de menor renda, a perda dos empregos de parte de seus integrantes teve maior peso na estrutura de renda do grupo familiar. O endividamento e a inadimplência em patamares elevados também são fatores que afetam diretamente a percepção da capacidade de consumo atual e futuro.

O mercado de trabalho capixaba tem gerado resultados positivos, mas ainda não foram capazes de recuperar as perdas do passado. Dessa forma, o efeito positivo dos recentes números positivos do emprego sobre o consumo será muito gradual. Apesar de demonstrarem mais segurança no emprego atual, a falta de perspectivas de melhoria profissional é um dos fatores que influenciam a disposição do das famílias em consumir.

Nota Técnica

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória-ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES

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