Intenção de Consumo das famílias de Vitória registra alta de 5,7% em julho

Desde janeiro deste ano, as famílias da capital capixaba registram tímido crescimento na intenção de consumir, liderada pela melhora nas avaliações das variáveis de Renda e Crédito

Julho 2018. Apresentando mais uma alta em julho, a intenção de consumo das famílias de Vitória manteve a trajetória de crescimento iniciada em janeiro de 2018. A variação positiva foi de 5,7% em relação a junho. Mesmo com esse resultado, o índice marcou 51,1 pontos e permaneceu no nível de insatisfação. Na comparação com o indicador registrado no mesmo mês do ano anterior, o indicador avançou 34,5%. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.

Resultados por componentes. Cinco dos sete componentes do índice apresentaram variação positiva na comparação de julho com junho, sendo os destaques para a avaliação da Renda Atual (+15,5%) e Compra a Prazo (+11,9%). Em comparação com o ano passado, esses mesmos cinco componentes apresentaram avanços ainda mais significativos.

Emprego. No mês julho, a avaliação do Emprego Atual mostrou queda de 1,4% em relação ao mês anterior, mas continua com a maior pontuação entre os componentes pesquisados. Esse indicador sinaliza o quão seguro o entrevistado se sente em relação ao emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais também apresentou queda de 8,3%, permanecendo com o mais baixo valor em pontos entre os itens pesquisados (16,2 pontos). Esse indicador mostra a expectativa do entrevistado sobre uma melhoria profissional nos próximos meses.

Consumo. Já os componentes relativos ao consumo apresentaram altas no mês de julho frente a junho. O Nível de Consumo Atual cresceu 5,7%, marcando 30,5 pontos. Nesse item as famílias analisam se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com alta de 8,6%, registrando 35,0 pontos. As famílias, aqui, refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.

Renda e crédito. As avaliações dos componentes de Renda e Crédito foram as que mais obtiveram crescimento em julho, embora permaneçam em níveis de insatisfação (abaixo dos 100 pontos). O indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 15,5% em relação ao mês anterior marcando 71,5 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 11,9% e obteve 68,5 pontos. Já a compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, teve alta de 2,7% frente ao mês anterior, marcando 37,5 pontos.

Intenção de Consumo por Renda Familiar

As famílias de mais baixa renda continuam sendo as que possuem as menores perspectivas de consumir no momento atual e futuro. Analisando a situação da intenção de consumo por faixa de renda familiar entre as que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m. observou-se que as avaliações das famílias de até 10 s.m. permanecem no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos), o que tem puxado o índice geral para baixo.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil apresentou queda de 1,8% em julho com relação a junho, marcando 85,1 pontos. Na comparação anual (com julho 2017) houve alta de 10,2%.

Comentários

A alta no mês de julho representou a sexta consecutiva do indicador de intenção de consumo das famílias de Vitória-ES e foi liderada pela melhora nas avaliações das variáveis de Renda e Crédito. Essa melhoria na percepção sobre esses componentes acabou refletindo positivamente na avaliação do consumo atual e nas perspectivas de consumo.

Embora ainda não tenha superado o patamar insatisfatório do indicador de consumo das famílias, que ainda está abaixo de 100 pontos, há de se considerar que são avanços importantes sobre o aumento da disposição das famílias para as compras.

Pela pesquisa, observou-se que as famílias de menor renda são as que encontram com o menor nível dos indicadores. Com dificuldades de equilibrar o orçamento mensal, essas famílias também são as que possuem o maior nível de endividamento e de inadimplência. Esses fatores também somam nas incertezas em relação à capacidade de consumo atual e futura.

De forma tímida, a intenção de consumo está numa trajetória de alta, mas fatores como as perturbações causadas pelo cenário atual do país com a greve dos caminhoneiros e as incertezas geradas pelo cenário eleitoral de 2018 afetam a tranquilidade das famílias em ir às compras e freiam um crescimento mais forte do indicador de consumo.

Nota Técnica

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio ES

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