Intenção de consumo das famílias de Vitória cai novamente
A intenção de consumo das famílias de Vitória voltou a registrar queda em maio, retraindo 6,9% em relação a abril e atingindo 46,9 pontos, como mostra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no município, divulgada pela Fecomércio-ES. Na comparação anual, ou seja, com o mês de maio de 2016, o recuo foi de 23,6%.
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 significa satisfação total em consumir. Desde março de 2015, o índice se encontra no patamar de insatisfação, abaixo de 100 pontos, e havia ensaiado um avanço nos dois primeiros meses de 2017.
A maior parte dos componentes apresentaram variações negativas no mês de maio em relação ao anterior. As exceções foram avaliação sobre a perspectiva de consumo, que cresceu 6,0%, e sobre o momento para duráveis que cresceu 4,4%. O que mais influenciou negativamente o índice geral foi a avaliação sobre a perspectiva profissional, que caiu 33,4% em relação a abril, marcando 22,4 pontos.
Emprego
Apesar de estar no nível de insatisfação, a avaliação sobre o emprego atual é o componente que possui a melhor avaliação entre todos os pesquisados, com 97,1 pontos. Na comparação do mês de maio contra abril o indicador apresentou uma queda de 1,6% mas, em relação a maio do ano passado, cresceu 8,1%.
Já o componente das perspectivas profissionais é que possui o mais baixo índice em pontos, 22,4 pontos. Esse indicador mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses e registrou o maior recuo entre todos os componentes em relação ao mês anterior, com uma queda de 33,4% em maio em relação a abril. Em relação ao ano passado a queda chega a quase 65%.
Consumo
A avaliação sobre o Nível de Consumo Atual apresentou recuo na passagem de abril para maio na ordem 1,7%, registrando 31,0 pontos, o que significa insatisfação em termos de consumo em comparação com o mesmo período do ano passado.Download Pesquisa ICF: maio 2017.Download Análise Assessoria Econômica da Fecomércio-ES: maio 2017.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.