Intenção de consumo das famílias de Vitória cai após duas altas consecutivas

Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória apresentou retração de 7,6% para março em relação a fevereiro

A Pesquisa de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) , registrou retração em março. A pesquisa revelou queda de 7,6% em comparação com o mês anterior e um recuo de 22,6% em relação a março de 2016.

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) varia de 0 a 200 pontos, e 0 significa insatisfação total, enquanto 200 significa satisfação total em consumir. Desde março de 2015, o índice se encontra no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos). Nos dois primeiros meses de 2017 avanços foram registrados, porém em março de 2017 voltou a cair, dessa vez para 52,8 pontos.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o resultado da ICF de março foi fruto do consumo atual e das expectativas em consumir nos próximos meses junto a uma piora na avaliação da renda. “Esse freio na percepção de poder consumir nos próximos meses é reflexo do alto endividamento das famílias, que em fevereiro, assim como a inadimplência, atingiu altos níveis devido aos gastos de início de ano”, comenta Sepulcri.

Subíndices

Todos os subíndices apresentaram variações negativas no mês de março em relação ao mês anterior. Porém, o que mais influenciou negativamente o índice geral foi a avaliação sobre o nível de consumo atual que caiu 18,8% em relação a fevereiro.

Com uma pontuação bastante baixa, 33 pontos, recuou também em relação a março de 2016, quando registrou 40 pontos. Nesse contexto, subiu para 76,7% o percentual de famílias que declararam estar comprando menos que o mesmo período do ano passado.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cariacica, Eliomar Cesar Avancini, comenta que os resultados da pesquisa são nitidamente percebíveis no dia-a-dia do comércio. “As tentativas de tentar amenizar as perdas são muitas, como as chamadas promoções de combo – compre 2 pague 1, mas, com a instabilidade econômica e política que o país está passando, o consumidor fica muito desmotivado para consumir”, relata Avancini.

Já as Perspectivas de Consumo para os próximos seis meses foi o segundo subíndice com maior queda na passagem mensal, obtendo 34,2 pontos. Na comparação com março de 2016 o recuo foi de 21,5%.

A avaliação sobre o emprego atual foi o que obteve a menor queda na comparação mensal, registrando 0,8%. E apesar de ser o subíndice com maior pontuação, 97,2 pontos, ainda se encontra no nível de insatisfação. Já a avaliação das perspectivas profissionais apresentou recuo de 8,1% em relação ao mês anterior e segue com pontuação baixa, 35,8 pontos. No mesmo mês do ano passado, esse subíndice obteve 77,9 pontos.

Terceiro subíndice com maior queda, a avaliação da Renda Atual caiu 9,3% em março em relação a fevereiro e obteve 63,9 pontos. Na avaliação sobre compras a prazo, quase 50% avaliaram que está mais difícil conseguir crédito atualmente comparando com o ano passado.

Download Pesquisa ICF: março 2017.Download Análise Assessoria Econômica da Fecomércio-ES: março 2017.

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