Intenção de consumo das famílias de Vitória cai 3,2% em novembro
Fonte: Assessoria Econômica Fecomércio-ES.
A intenção de consumo das famílias de Vitória voltou a recuar em novembro mostrando uma queda de 3,2% em relação a outubro e registrando 40,3 pontos. Na comparação anual o indicador também apresentou recuo, de 24,2%. Os resultados são da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, divulgada pela Fecomércio-ES.
Na comparação com o mês anterior o que mais influenciou negativamente o índice foi a piora na avaliação das perspectivas de consumo (-10,5%) e do momento para duráveis (que caiu 9,0%). Dos sete componentes do índice apenas um (Renda Atual) apresentou variação positiva nessa comparação. A intenção de consumo continua no patamar de insatisfação, permanecendo abaixo de 100 pontos. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.
Emprego
No mês de novembro, o componente que avalia o Emprego Atual permaneceu praticamente estável com pequena variação negativa de 0,2% em relação ao mês anterior e continuou sendo o que possui a melhor avaliação entre os itens pesquisados, com 99,4 pontos.
Já o componente das Perspectivas Profissionais caiu 3,8% em relação a outubro e permanece como o que possui o mais baixo valor em pontos (12,0 pontos). Esse indicador mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses.
Consumo
Os componentes relativos ao consumo apresentaram queda na passagem de outubro para novembro e continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual caiu 7,5%, marcando 20,9 pontos. Nesse item as famílias analisam sobre seu consumo no tempo, avaliando se estão comprando mais ou menos atualmente quando comparado ao ano passado.
A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com queda de 10,5, registrando 23,3 pontos. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.
Renda e crédito
A avaliação da Renda Atual, único componente com variação positiva, cresceu 1,4% em relação ao mês anterior chegando a 51,7 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, recuaram 4,9% e obteve 50,4 pontos. A avaliação para compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, também registrou variação negativa, 9,0%.
Brasil
Enquanto isso, a ICF apurada para o Brasil em novembro registrou o maior nível em dois anos, alcançando 80,2 pontos, representando um crescimento de 3,0% em relação ao mês anterior. Na comparação anual obteve incremento de 7,9%.
Comentários
A intenção de consumo das famílias de Vitória segue baixa em novembro. Fruto de uma percepção das famílias sobre as suas condições atuais e futuras de consumo, a pesquisa mostrou que elas ainda estão preocupadas e preferindo manter o ajuste no consumo que fizeram, sem expectativas de mudanças significativas no curto prazo.
O cenário atual mostra que, apesar dos resultados positivos no mercado de trabalho nos últimos dois meses no Espírito Santo, o nível de desemprego ainda é alto. Ainda que mantenha a tendência positiva, deve levar um pouco mais de tempo para os consumidores sentirem os reflexos dessa melhoria e transformarem em aumento da disposição para consumir.
Apesar do comportamento também favorável da inflação e dos juros, a recomposição da renda da família vai um pouco mais além. A perda dos empregos de parte de seus integrantes ainda pesa na estrutura de renda do grupo familiar. Soma-se a isso o próprio consumo baixo que também influencia na diminuição da renda por parte daqueles que ganham por comissão. O endividamento e a inadimplência, que estão em patamares elevados, são outros dois fatores que afetam diretamente a percepção da capacidade de consumir.
Mesmo com todo esse diagnóstico, de forma geral, os indicadores da atividade econômica estão melhores que os do ano passado e as expectativas são positivas para o Natal 2017. Devido ao apelo emocional da data, os empresários do comércio estão confiantes com as vendas e preparando promoções e descontos atrativos. De fato, as pessoas não deixarão de presentear nessa data, mesmo tendo que optar por presentes de valores mais acessíveis.
Nota Técnica
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF é um indicador com capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES.
Realize seu download da pesquisa na íntegra: Intenção de Consumo das Famílias (ICF)ICF 2017 – Análise Assessoria Econômica da Fecomércio-ESICF 2017 – Pesquisa CNC
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.