Intenção de consumo das famílias capixabas registra a quarta alta consecutiva
No entanto, o indicador mostra que as famílias ainda estão insatisfeitas com o patamar de consumo atual
Com mais uma alta mensal consecutiva, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória apresentou tem revertido gradativamente a trajetória de retração. A intenção apresentou a quarta alta seguida, com crescimento de 3,6% em relação ao mês anterior e marcou 49,3 pontos em maio. Em relação ao ano passado, a variação foi positiva de 4,1%, de acordo com a pesquisa de análise regional da Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Porém, apesar do crescimento, o indicador ainda se encontra no nível de insatisfação (abaixo de 100 pontos) e a mudança da trajetória de queda significa que as famílias estão mais dispostas a consumir que antes, mas ainda não estão satisfeitas com o patamar de consumo que se encontram, ou seja, gostariam de poder consumir mais.
Na avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, apesar de 2019 ter começado com empresários e consumidores mais otimistas, a demora na melhoria do ambiente de negócios tem os deixados cautelosos. “Por parte dos empresários, a expectativa para os próximos meses é de definição dessas questões para que se desenrolem os investimentos e, consequentemente, as contratações. Já para as famílias, as questões relacionadas ao emprego continuam sendo fundamentais para a disposição e a segurança em consumir”, explica.
Nos resultados por componentes, o destaque positivo na comparação de maio com o mês de abril foi para Perspectivas Profissionais subindo 13,6%, obtendo 22,5 pontos. Em comparação com o ano passado, cinco dos sete componentes apresentaram avanços, sendo Renda Atual o que obteve a maior alta de 20,8%, com 66,6 pontos.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil obteve queda de 1,7% em maio de 2019 na comparação com abril, marcando 94,6 pontos. Na comparação maio de 2018 avançou 8,6%.
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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