Intenção de consumo das famílias apresentou leve recuo no primeiro mês do ano

Desde 2015, a ICF ficou está no nível de insatisfação, abaixo de 100 pontosA Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES ficou praticamente estável em janeiro de 2022 em comparação com dezembro de 2021, com uma leve queda de 0,4%, marcando 72,8 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2021 o índice apresentou queda de 5,4%. Dos sete subíndices pesquisados, cinco apresentaram queda na comparação com o mês anterior.Cabe lembrar que esse indicador oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos) desde fevereiro de 2015. As piores marcas da série histórica foram em 2017, com média anual de 45,3 pontos, e em 2018 que obteve média anual de 47 pontos. Em 2020, a média anual ficou em 75,4 pontos e, em 2021, 71,1 pontos.O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o início do ano é sempre mais baixa a disposição para consumir, pois é um período em que outras contas do orçamento familiar ocupam o espaço das compras. “As incertezas acerca do ano que se inicia também foram responsáveis pela cautela. Assim, o índice de janeiro não mostrou grandes alterações, mas a expectativa é de crescimento nos próximos meses diante da retomada do mercado de trabalho”, destacou.Resultados Janeiro 2022Intenção de Consumo. A intenção de Consumo das Famílias de Vitória caiu 0,4% em janeiro com relação a dezembro, ficando com 72,8 pontos. Em relação ao ano passado, o indicador recuou 5,4%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.Emprego. O Emprego Atual ficou praticamente estável em relação ao mês anterior (-0,2%) e frente ao ano passado obteve variação positiva de 10,7%, marcando 93,4 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. Já a avaliação das Perspectivas Profissionais, que mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses, subiu 1,9% frente ao mês anterior e ficou 8,0% maior que no ano passado, marcando 92,2 pontos.Consumo. O Nível de Consumo Atual caiu 2,9% em janeiro frente a dezembro e subiu 0,4% em relação ao ano passado, marcando 53,9 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses caiu 2,8% na comparação mensal e recuou 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 76,8 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 2,4% contra o mês anterior e ficou 13,5% menor em relação ao mesmo mês em 2020, com 72,2 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, subiu 2,3% frente ao mês anterior, mas caiu 13,3% frente a janeiro de 2021, ficando com 87,9 pontos. O Momento para Duráveis teve queda de 0,5% frente ao mês anterior e caiu 34,4% em relação ao ano passado, marcando 32,9 pontos.Intenção de Consumo por Renda FamiliarPor faixa de renda familiar, a intenção de consumo das famílias de Vitória das duas faixas de rendimento analisadas pela pesquisa (até 10 salários mínimos (s.m.) e acima de 10 s.m.) estão no nível de insatisfação.BrasilA ICF apurada para o Brasil ficou marcou 76,2 pontos, com alta mensal de 1,19%, sendo o maior nível desde maio de 2020 (81,7 pontos). Em comparação com o mesmo mês de 2021 mostrou alta de 3,6%.Nota TécnicaOs dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.