Inflação avança para 0,68% na Grande Vitória
A taxa de inflação que era de 0,57% em julho, subiu para 0,68% em agosto
A inflação na Grande Vitória voltou a subir. Em agosto, registrou taxa de 0,68% na contramão do recuo de 0,08 pontos percentuais que aconteceu no Brasil (com taxa de 0,44%), de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, divulgado pelo IBGE, na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Com a alta na Grande Vitória, o acumulado em doze meses passou a 8,38% em agosto. No Brasil, apesar do recuo mensal, o acumulado em 12 meses atingiu 8,97%, estando ainda bem acima da meta do governo para a inflação, de 6,5%.
Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, essas variações ocorreram por conta do cenário político-econômico do país. “A instabilidade política dos últimos meses gerou um cenário de incerteza para o mercado, o que afetou diretamente a economia. Esperamos que com a definição, medidas mais eficazes sejam tomadas para o controle da inflação”, ressalta.
Já entre os setores que apresentaram alta na inflação estão Habitação, com uma taxa de 2,01% e Vestuário, que passou de uma taxa de 0,45% em julho para de 1,56% em agosto. O grupo da habitação possui a maior taxa acumulada do ano (10,99%), e as maiores influências para a alta na taxa foram a elevação na alíquota de água e esgoto (apresentando uma taxa de inflação de 9,89% em agosto) e combustíveis e energia elétrica domésticos, com aumento de 7,92 pontos percentuais de julho para agosto.
Para o presidente do Sindicato Varejista de Gêneros Alimentícios de Vitória, José Elvécio Faé, a seca pode ser um dos motivos do aumento da inflação no setor de Habitação. “A falta de chuva causou impacto no custo da energia elétrica, desta forma o governo teve que substituir a produção de eletricidade pelas usinas termelétricas, que gera energia mais cara. A situação é muito crítica, estamos com previsão de racionamento de água na Grande Vitória nos próximos meses”, explica.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.