GTSeg retoma reuniões com a alta cúpula da Segurança do Estado em prol do comércio
![](https://fecomercio-es.com.br/wp-content/uploads/2019/05/chnot_gtsyxz76894df-6-768x432.jpg)
A Federação do Comércio, seus Sindicatos filiados e entidades produtivas do Estado do Espírito Santo receberam na sede da entidade, no dia 8 de maio corrente, representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça para retomada do diálogo sobre a segurança no comércio e outros segmentos que contribuem para o crescimento socioeconômico capixaba.
O encontro do Grupo de Trabalho para Estudos, Prevenção e Enfrentamento aos Roubos e Furtos praticados nos Estabelecimentos Comerciais (GTSeg) foi marcado pela apresentação dos novos integrantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SESP), as considerações da SESP, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça deste relacionamento iniciado em 2018.
O secretário de Segurança Pública, Dr. Antônio Roberto Cesário de Sá, destacou sobre a importância deste ambiente para discutir todo o tema relacionado aos delitos contra o patrimônio e precisamente contra o comércio, além do espaço importante para troca de informações. Para o secretário, a ideia será deliberar as ações em resposta às demandas e contribuir muito mais para dar sequência a redução do crime contra o patrimônio no Estado Espírito Santo.
“É extremamente positiva essa aproximação, quando recebi o Dr. José Lino na Secretaria de Segurança com a proposta, imediatamente encampei a ideia que veio ao encontro daquilo que eu imaginava, que seria salutar para este segmento, as duas ideias foram convergentes e hoje nós materializamos”, diz o secretário da Sesp, Antônio Roberto Cesário de Sá.
O presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, considerou muito importante a retomada das reuniões em aproximação a alta cúpula de segurança do Estado, explicou como funcionará a dinâmica das reuniões e destacou o quanto é importante trabalhar pelo melhor funcionamento das entidades produtivas do Estado. “O comércio de bens, serviços e turismo é um segmento organizado, uma atividade econômica no Espírito Santo que contribui para a saúde financeira, gera capital e vagas no mercado de trabalho formal, movimentamos a cadeia econômica no Estado e muito justo enquanto representantes deste segmento buscarmos alianças para contribuir com a segurança tanto do comércio, quanto dos outros setores produtivos que abraçaram a ideia do Grupo de Trabalho conosco”, diz Sepulcri.
O presidente da Fecomércio considerou interessante também ressaltar que uma das conquistas do GTSeg, iniciado em 2018, foi a criação da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos no Comércio em outubro do ano passado, que proporcionou desde então ao comerciante ter um atendimento especializado e ter a referência de onde realizar a ocorrência.
Estiveram presentes o diretor do Sesc ES – Gutman Uchôa de Mendonça-, o diretor do Senac ES – Dionísio Corteletti-, diretores dos Sindicatos filiados à Fecomércio, entidades produtivas e os representantes da alta cúpula da Segurança do Estado, o secretário de Segurança Pública – Dr. Antônio Roberto Cesário de Sá-, o subsecretário de Segurança Pública – Dr. Guilherme Pacífico-, o juiz de direito do Tribunal de Justiça – Dr. Marcelo Menezes Loureiro-, o promotor de justiça do Ministério Público – Dr. Nilton de Barros –, o delegado geral da Polícia Civil – Dr. José Darcy Arruda-, o delegado do Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil – Dr. Romualdo Gianordoli Neto, o delegado da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos no Comércio – Dr. Fabiano Rosa-, o comandante geral da Polícia Militar – Cel. Moacir Barreto- e representantes da Segurança no Espírito Santo.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.