Governador Renato Casagrande assina Lei Geral do Turismo

Dia histórico para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo: nesta terça-feira (28) foi sancionada a Lei que Institui a Política de Turismo Sustentável do Estado do Espírito Santo, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo e o Sistema Estadual de Turismo. O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, participou da solenidade realizada no gabinete do governador do estado, Renato Casagrande.

A elaboração da lei contou com o incentivo do deputado estadual Tyago Hoffmann, com o apoio da Fecomércio-ES, do Sebrae e outras entidades dos setores público e privado que atuam em prol do turismo capixaba. A Política define as diretrizes que norteiam o avanço do turismo no Espírito Santo.

Em sua fala, Idalberto Moro destacou o trabalho conjunto entre o governo e o setor produtivo para que o ES amplie sua visibilidade em nível nacional e aumente a geração de emprego, renda, novos negócios e oportunidades. O secretário de estado de turismo, Weverson Meireles, que deixa a pasta nessa semana, ressaltou que a nova lei é um instrumento para fomentar e estruturar o setor que tem ganhado visibilidade no governo atual. Philipe Lemos, que assume a secretaria no próximo dia 1º, afirmou que o trabalho com este ideal ganhará continuidade.

Tyago Hoffmann salientou a que a lei é uma entrega fundamental para o turismo no ES e representa uma virada de chave para vários setores após a Reforma Tributária. Dentro do assunto, Idalberto solicitou ao governador a criação de um pequeno grupo de trabalho junto com o Sebrae, a Setur, a Abav-ES, a ABBTUR e o ES Convention Bureau para o acompanhamento do andamento da nova lei, o que foi aprovado por Casagrande. Moro também afirmou que é necessária a criação de um Fundo de turismo para aplicação dos novos recursos a serem arrecadados.

O governador Renato Casagrande afirmou que a nova lei de turismo vai ampliar a competitividade do Estado em nível nacional. Ele destacou os investimentos volumosos no turismo, que propiciaram recentes entregas como a Rodovia para Regência, a Rodovia de Itaúnas, o aeroporto de Linhares, a estrada para o Caparaó e a nova campanha publicitária nacional da Secretaria de Turismo.

A assinatura da Lei Geral de Turismo contou com a presença dos deputados Camila Valadão e Denninho Silva, do diretor regional do Sesc-ES, Bruno Negris, do presidente do Contures, José Olavo Macedo, do presidente da CET-ES, Rodrigo Vervloet, do vice-presidente da CET-ES, Átila Miranda, do secretário executivo da CET-ES, José Antonio Bof Buffon, do gerente de educação profissional do Senac-ES, Bruno Emílio, o presidente da ABIH-ES, Nerleo Caus, o presidente do IJSN, Pablo Lira, o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, o vice-presidente financeiro da Findes, Fernando Otávio, e atores do trade turístico de todo o Espírito Santo.

Texto e foto: Italo Bôaventura

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter