Feriados motivam mais viagens de brasileiros

“Em um ano de 2018 com dez feriados prolongados, os brasileiros vão querer aproveitar o tempo livre viajando mais pelo Brasil e o mundo”, a afirmação parte de uma pesquisa realizada pela Booking.com, que aponta que 75% das pessoas têm vontade de aproveitar mais o período de férias anuais e os feriados do calendário nacional, para conhecer e desfrutar outros destinos.

O estudo, conduzido com 19 mil viajantes de 26 países, aponta que 72% dos brasileiros querem fazer mais viagens neste ano em comparação a 2017. Mais de dois terços do total (67%) pretendem se deslocar para outros lugares aos fins de semana, algo usualmente chamado de “escapada”.

As viagens curtas, ao que tudo indica, vão ser mais comuns no ano, pois quatro feriados vão cair em plena sexta-feira – Paixão de Cristo (30/03), Independência do Brasil (07/09), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (02/11) -.

Ainda sobre a intenção de viagem dos brasileiros, a última pesquisa de Sondagem do Consumidor do Ministério do Turismo de novembro de 2017, revelou que 27,4% dos brasileiros têm interesse em viajar no período de dezembro 2017 até maio de 2018, sendo o melhor resultado de todo o ano passado. E desse percentual, 82,8% dos entrevistados têm interesse por destinos turísticos nacionais.

No Espírito Santo

Com os feriados prolongados, segundo estimativa da Câmara Empresarial de Turismo, da Fecomércio, o setor do turismo pode ser beneficiado. Desta forma, gerar boas oportunidades e resultados positivos para as cidades turísticas capixabas. Observa-se também que o Espírito Santo está em uma posição geográfica privilegiada, assim poderá ser o destino turístico escolhido, já que viagens nacionais curtas tendem a ser as preferidas dos turistas.

Outras curiosidades do estudo da Booking

Por meio do estudo, a Booking analisou que sete em cada dez brasileiros (71%) querem fazer o maior número de atividades possíveis ao visitarem um lugar novo; 67% preferem gastar dinheiro com experiência a bens materiais, como compras em outlet e suvenires, por exemplo.

Ainda, 55% querem rapidez e buscam planejar suas atividades pelo celular enquanto viajam. Isso, em tese, descartaria o contato com o agente de viagens, dando mais autonomia a si mesmo. Outro ponto que evidencia essa liberdade é que 34% dos viajantes querem hospedar em uma casa, em vez de um hotel. Por fim, 58% dos respondentes querem visitar um destino que nenhum de seus amigos tenham ido antes.Fontes:

¹Jornal Panrotas: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/pesquisas-e-estatisticas/2018/01/feriados-motivam-mais-viagens-de-brasileiros-diz-pesquisa_152355.html?lista

²Pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, Novembro 2017: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/sondagens-conjunturais/sondagem-do-consumidor-inten%C3%A7%C3%A3o-de-viagem.html

³Câmara Empresarial do Turismo e Assessoria Econômica Fecomércio-ES